Hospital de Campanha de São Vicente será inaugurado na quinta-feira

Instalação será a primeira na Área Continental a atuar diretamente no combate ao coronavírus

Por: Da Redação  -  25/05/20  -  15:13
Lei tem como objetivo delimitar áreas para investimentos e abertura de empregos
Lei tem como objetivo delimitar áreas para investimentos e abertura de empregos   Foto: TV Tribuna

Após registrar 515 casos e 49 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, São Vicente inaugura na quinta-feira (28) o Hospital de Campanha, instalado na Praça dos Ambientalistas, no Jardim Rio Branco.


Segundo a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o equipamento terá cinco leitos de UTI e 15 leitos de retaguarda, com funcionamento 24 horas por dia e atuação de 45 profissionais.


A gestão está por conta da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni), que também faz gestão do hospital de campanha no Guarujá, UPA Dr. Mario Ruivo, em Cubatão e do Hospital Dr. Olavo, Maternidade, P.A Bandeiras e P.A Humaitá, em São Vicente.


Quarto município da Baixada Santista com maior número de casos e óbitos (atrás apenas de Santos, Praia Grande e Guarujá), São Vicente já investigou 1402 casos. Do total, 515 deram positivos, 609 foram descartados, enquanto 278 aguardam resultados.


Entre os pacientes que testaram positivo, São Vicente registrou 228 altas hospitalares, 190 em isolamento domiciliar, 49 óbitos, além de manter 48 internados, sendo quatro na UTI.


Estrutura para combate

De acordo com a Prefeitura, São Vicente terá ao todo 88 leitos voltados exclusivamente ao atendimento de pacientes com covid-19, distribuídos em quatro equipamentos.


No momento, São Vicente oferece dez leitos de UTI e 20 de retaguarda no Hospital São José, e dez leitos de UTI e dez de retaguarda no Hospital Municipal.


Outros quatro leitos para cuidados especiais e quatro para retaguarda, com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já funcionam no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC). A ocupação destes leitos é temporária e rotativa, com utilização até o encaminhamento para outra unidade com vaga disponível.


O Hospital de Campanha do Rio Branco é o primeiro da Área Continental. A Prefeitura informa ainda que, caso seja necessário, mais leitos serão estruturados no Hospital Olavo Horneuax de Moura, no Humaitá.


Logo A Tribuna
Newsletter