Guarda Civil Ambiental resgata duas aves em São Vicente

Equipes resgataram uma ave da espécie açari-poca e um papagaio conhecido como pássaro do amor em dois dias

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/05/20  -  19:35
Papagaio conhecido como pássaro do amor foi resgatado na Ponte dos Barreiros
Papagaio conhecido como pássaro do amor foi resgatado na Ponte dos Barreiros   Foto: Divulgação/Guarda Civil Ambiental

Equipes da Guarda Civil Ambiental de São Vicente realizaram o resgate de duas aves nas áreas Continental e Insular da cidade. Ambos os animais passaram por tratamento médico em Praia Grande.


Na terça-feira (19), o Corpo de Bombeiros avistou uma ave da espécie araçari-poca na Rua Nuno Henrique, no Samaritá. Ao chegar ao local, um morador afirmou à Guarda que o pássaro colidiu na janela de um apartamento e caiu no pátio de um condomínio.


Após o resgate, a ave foi encaminhada à Aiuká Consultoria e Soluções Ambientais, em Praia Grande. Lá, o pássaro passou por avaliação médica e, posteriormente, foi solto em mata de área fechada na Serra do Mar.


A ave da espécie araçari-poca mede cerca de 33 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 170 gramas. A alimentação principal da espécie se baseia em frutos.


Pássaro do amor


Na quarta-feira (20), um papagaio conhecido como pássaro do amor (Argapornis roseicollis) foi encontrado por guardas civis ambientais em uma área com água junto ao canteiro de obras da Ponte dos Barreiros.


Após verificar que a ave estava debilitada, o papagaio também foi levado à Aiuká Consultoria e Soluções Ambientais. Segundo a veterinária responsável da instituição, a ave estava com dificuldades para respirar. Ela seguirá em tratamento até sua reabilitação, assim podendo retornar para a natureza.


De origem africana, o pássaro do amor recebe esse nome por ser monogâmico. A ave apresenta penas coloridas e mede entre 13 e 17 centímetros.


Logo A Tribuna
Newsletter