Frequentadores cobram melhorias na praia dos Milionários de São Vicente

Péssimo estado de conservação do calçadão que margeia aquela faixa da orla vicentina acende risco de acidentes. Prefeitura diz ter avaliado o local

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/08/20  -  17:44
Desnível e buracos foram provocados por uma forte ressaca no mar vicentino
Desnível e buracos foram provocados por uma forte ressaca no mar vicentino   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Avistar as belezas naturais de São Vicente à beira-mar não tem sido uma tarefa fácil e segura. O estado de conservação do pavimento da praia dos Milionários esconde inúmeros riscos aos vicentinos que escolhem fazer caminhadas ou demais atividades físicas no calçadão que margeia aquela faixa da orla. Buracos e desníveis no solo são sinais de perigo e arranham um dos mais característicos cartões-postais da região. 


A situação se agrada porque o problema não é recente. As fissuras e crateras no solo foram provocadas na temporada de ressacas do ano passado. De lá para cá, sequer ação “tapa-buraco” foi realizada. “Está um abandono. É revoltante ter que desviar dos buracos (do pavimento) que são maiores que a calçada”, relata a contadora Adriana Pires, 38 anos. 


Devido aos problemas do local, a vicentina evita usar aquele trecho. E, para colocar a saúde física e mental em dia ela utiliza a calçada da Avenida 11 de Julho. “Não é a mesma coisa. Gosto do contato com a natureza, mas como está lá, não dá”. 


Desnível e buracos revelam riscos de acidentes aos pedestres
Desnível e buracos revelam riscos de acidentes aos pedestres   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A estudante Aline de Moura Figueredo, de 20 anos, diz que quase foi atropelada por um ciclista. “Ele (o condutor da bicicleta) foi desviar do buraco e se jogou em cima de mim. Tive que pular na areia e como a maré estava alta, me molhei. Gosto desse pedaço da região, mas só ando por aqui na faixa de areia. Já desisti da calçada”, relata. 


Em alguns pontos, como no trecho em frente ao edifício Grajaú, a cratera exige atenção redobrada daqueles que usam o acesso rente à faixa de areia. Isso porque uma enorme cratera surge após uma curva. “Agora estou mais esperto, mas já bati com a roda da bicicleta no buraco. Fiquei com o prejuízo de R$ 50 para trocar o aro”, diz o encarregado de obras, José Ferreira de Souza, 25 anos.  


Prefeitura diz ter feito a avaliação do local e informa iniciar obras
Prefeitura diz ter feito a avaliação do local e informa iniciar obras "em breve"   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Procurada pela reportagem para comentar a situação do local, a prefeitura de São Vicente se limitou a mandar uma lacônica nota. No breve comunicado, a administração vicentina diz que técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) já fizeram a avaliação do local. “Em breve, serão iniciadas as obras necessárias”, cita, sem informar a existência de projeto, valores envolvidos ou data de quando as intervenções serão realizadas. 


Logo A Tribuna
Newsletter