Curta-metragem lançado em São Vicente retrata história da Aldeia Paranapuã

Produção é fruto do Ciclo de Cultura Tradicional das oficinas do Estado, em parceria com a Prefeitura

Por: ATribuna.com.br  -  03/05/24  -  00:00
Atualizado em 06/05/24 - 18:45
Espaço Multicultural de São Vicente foi palco para o lançamento do Teoka Paranapuã Nhemboypy (Início da Aldeia de Paranapuã)
Espaço Multicultural de São Vicente foi palco para o lançamento do Teoka Paranapuã Nhemboypy (Início da Aldeia de Paranapuã)   Foto: Divulgação/PMSV

Na noite de terça-feira (30), o Espaço Multicultural de São Vicente foi palco para o lançamento do Teoka Paranapuã Nhemboypy (Início da Aldeia de Paranapuã), curta-metragem que retrata a história da aldeia indígena da Primeira Cidade do Brasil, que fica no Parque Estadual Xixová-Japuí. O evento contou com a presença de lideranças indígenas, representantes do poder público e da sociedade civil.


A produção também ilustra a trajetória do Quilombo Ivaporunduva (Eldorado), a Aldeia Filhos desta Terra (Guarulhos) e a Comunidade do Bonete (Ilhabela).


O documentário foi produzido através das oficinas do Ciclo de Cultura Tradicional, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult-SV). O projeto tem a coordenação pedagógica do Vídeo nas Aldeias, com direção da oficina de criação de audiovisual pelo cineasta Alberto Álvares.


Após a exibição da obra, o evento teve uma roda de conversa mediada pelo produtor cultural e jornalista Lincoln Spada, com participação do Cacique da Aldeia Guarany Mbya-Paranapuã, Ronildo Amandios e dos artistas Wallas e Wescritos, donos da gravadora e produtora audiovisual e artística Palavrando.


Apaixonado pelo mundo cinematográfico, Samuel Garcia prestigiou o lançamento da obra. Ele descreveu o sentimento de poder contemplar a estreia do curta com os próprios olhos. "A cultura me move. Sou completamente apaixonado pelas produções em seus detalhes. É a oportunidade de poder mostrar ao mundo um pouco das origens de parte da história de São Vicente, a primeira vila do Brasil".


Logo A Tribuna
Newsletter