EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

4 de Abril de 2020

Caixa Econômica Federal autoriza liberação de recursos para obras da Ponte dos Barreiros

Trabalhos devem ser iniciados na próxima semana. A previsão é de que a primeira etapa seja concluída em 90 dias

A Caixa Econômica Federal autorizou a liberação dos recursos destinados à recuperação da estrutura da Ponte dos Barreiros. A emissão do laudo de análise do empreendimento se deu às 11h36 desta quarta-feira (25).

A empresa que executará a obra será definida na sexta-feira (27), com ordem de início dos trabalhos para a próxima semana. A previsão é de que a primeira etapa seja concluída em 90 dias, conforme previsto em contrato. Durante os serviços, o trânsito de pedestres continuará liberado. A segunda etapa acontece na sequência.

As metas de obras estão divididas em duas fases, sendo a primeira em caráter emergencial no valor de R$ 5.767.831,91. Nesta primeira etapa, haverá a recuperação de 52 estacas, uma longarina e três travessas, o que permitirá a liberação para o tráfego de veículos leves. A segunda fase, no valor de R$ 51.064.668,68, contempla a recuperação das demais estacas e reforma da mesa, o que possibilita a ampliação de carga para veículos com até três eixos.

 “Tomamos todas as precauções para garantir as condições de segurança e de higiene por parte dos trabalhadores, atendendo às normas de segurança e saúde, em especial nesse período de pandemia”, adiantou o secretário municipal de Obras Particulares, Elizeu Cação.

Interdição

A Ponte dos Barreiros foi interditada para o tráfego de veículos no dia 30 de novembro, após decisão da Justiça, que seguiu recomendações do Ministério Público. Um laudo do MP apontou risco de colapso estrutural do equipamento caso continuasse com a circulação de veículos e pessoas.

A Prefeitura de São Vicente assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal em 2019, com recursos do Governo Federal, para a reforma emergencial e estrutural da ponte. O projeto de recuperação foi apresentado no dia 7 de fevereiro deste anos, no Paço Municipal.

Tudo sobre: