EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

Alagamentos, segurança e transporte público preocupam população de São Vicente

Administração municipal explica medidas que vem tomando sobre os temas

A chegada do verão preocupa moradores de áreas que sofrem com as enchentes e alagamentos frequentes nesta época, marcada por períodos de chuva forte e alta da maré. Uma das cidades que mais sofrem com esse problema é São Vicente. Outros dois temas que vêm ‘tirando o sono’ dos vicentinos é o novo sistema de transporte público do município e a segurança na temporada.

Sobre o as enchentes, a prefeitura informou que tem concentrado esforços para minimizar os impactos dos alagamentos, realizando de forma contínua serviços de manutenção e desobstrução dos principais canais do município.

A administração ressalta, ainda, que aguarda o início das obras de drenagem que serão realizadas pela Ecovias e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) na região da Rodovia dos Imigrantes, próximo ao conjunto habitacional Tancredo Neves, o que deve contribuir para a redução das cheias. Também estão previstas no planejamento do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) obras de drenagem na cidade.

Novos ônibus  

O novo sistema de transporte público da cidade, que teve início nesta quinta-feira (28), também já é motivo de reclamações. Sobre isso, a prefeitura diz que a frota vai atender a uma demanda mensal de 2.474.697 passageiros, com a operação de 245 veículos. 

Na frota, 75 ônibus são convencionais, todos com ar-condicionado, que vão operar na Área Continental. Outros 154 são micro-ônibus, sendo que parte já conta com refrigeração (o restante ganhará o sistema gradativamente), para o serviço na Área Insular. Ainda, 16 veículos ficarão na reserva, totalizando 245 carros. Todos contam com Wi-Fi e entrada USB.

Ao todo, são 22 linhas, 15 para atender à Área Insular e sete para a Área Continental. Quatro linhas são noturnas, com a 151 Noturno Terminal/Praia; 152 Noturno Terminal/Tambores; 251 Noturno Área Continental 1; e 252 Noturno Área Continental 2.  

Os cartões-transporte podem ser solicitados na loja da empresa, na Rua Frei Gaspar, 1.139, no Centro (mais informações pelo telefone 3468-0359). Os itinerários estão disponibilizados no site

Operação Verão 

Outro assunto que envolve os munícipes nesta época é a segurança na temporada. A administração informou que a Operação Verão terá início em 23 de dezembro e segue até a terça-feira de carnaval (25 de fevereiro de 2020).

A cidade deve receber cerca de 250 policiais, além do pessoal da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM).

A previsão é de que os agentes que vêm de outras regiões do estado comecem a chegar à cidade no dia 22. Toda a equipe ficará alojada em uma escola estadual, mas toda a infraestrutura será oferecida pelo município.

Tudo sobre: