Zona Azul santista, agora, é só digital

Quem parar em vaga regulamentada com talão pode levar multa

Por: Da Redação  -  04/11/19  -  10:56
Atualizado em 04/11/19 - 12:22
Responsável pelo serviço verifica se quem estacionou adquiriu crédito
Responsável pelo serviço verifica se quem estacionou adquiriu crédito   Foto: Carlos Nogueira/AT

Atenção, motorista: nada de parar o carro em vaga de Estacionamento Regulamentado em Santos e utilizar o cartão de papel. Você poderá ser multado. A partir desta segunda-feira (4), o sistema passa a operar exclusivamente pelo modelo eletrônico.


Portanto, baixe o aplicativo Zona Azul Santos no celular. Há versões para celulares Android e iOS para utilizar as 1.374 vagas disponíveis em área de Zona Azul no Município. Até agora, o app já foi baixado cerca de 17 mil vezes.


Outra opção é comprar um tíquete virtual em pontos comerciais. Os locais estão indicados abaixo das placas de sinalização de trânsito.


“O sistema novo tem acesso digital e também há os pontos de venda físicos. A ideia é oferecer mais comodidade para os usuários, mas não estamos tirando a possibilidade de quem não quiser baixar o aplicativo ou não tiver celular de usar a área de estacionamento em Zona Azul”, diz o diretor presidente da a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), RogérioVilani.


Os endereços dos lugares que vão vender os cupons podem ser consultados pelo site. Nas placas de trânsito perto das vagas, há indicação dos locais mais próximos.


“Ele (motorista) informa placa do carro e paga pelo tempo que quiser contratar. Pagou, é instantâneo, não será preciso voltar ao carro para colocar o cartão no painel”, diz Rogério.
Os valores serão mantidos por um ano. Por uma hora, pagam-se R$ 2,50. Pode-se estacionar por 1h30 (R$ 3,75). O limite de tempo na mesma vaga é de duas horas (R$ 5,00).


Campanha de devolução


Os motoristas que ainda tiverem talões poderão trocá-los por créditos na versão eletrônica no Poupatempo (Rua Amador Bueno, 246, Centro) entre esta segunda-feira (4) e o dia 29 deste mês. Mas para facilitar o atendimento, é recomendado ter o aplicativo já instalado para fazer a migração. 


“O crédito que ela tiver em horas (cartão físico) vamos transferir para dentro do sistema, já em crédito eletrônico”, destaca o diretor presidente da CET.


Os comerciantes terão de fazer a troca indo à sede da companhia (Avenida Rangel Pestana, 126, Vila Mathias). 


A CET intensificará a campanha de divulgação e esclarecimentos durante a semana. “Estamos fazendo todo o possível para que todo mundo tenha acesso à informação e para minimizar o número de pessoas desinformadas.”


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