Vacina contra gripe acaba em postos de saúde de Santos nesta terça-feira

Prefeitura pediu ao Governo do Estado o envio de 90 mil doses; idosos e profissionais da saúde reclamam

Por: Rosana Rife  -  24/03/20  -  16:34
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Quem busca vacina contra a gripe nesta terça-feira (24) sofre para encontrar as doses em unidades de saúde de Santos. Em cinco dos oito postos com medicamentos disponíveis no início da manhã, as injeções acabaram antes do meio-dia e ninguém sabe precisar quando voltarão a ser fornecidas. Idosos e profissionais de Saúde, que são o foco da primeira fase da campanha de imunização, reclamam da perda de tempo. A informação da Prefeitura é que o Governo do Estado enviará mais doses até o final do dia.


Na Cidade, inicialmente 15 mil vacinas foram recebidas pela Prefeitura. Somente na segunda-feira (23), 14,1 mil injeções foram dadas nas 31 policlínicas e três postos de drive thru montados pela Administração Municipal. Com a corrida aos postos, a Prefeitura decidiu vacinar a população somente em oito pontos nesta terça. Em cinco deles, o medicamento já acabou.


As policlínicas Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2), Morro Santa Maria (Rua Dez, s/nº) e Monte Cabrão (Av. Principal, s/nº) ainda tinham algumas doses na manhã desta terça, mas não foi informada a quantidade disponível nesses locais. Não houve confirmação sobre a Unidade de Cuidado do Porto (Rua General Câmara, 507). Na Policlínica Monte Serrat, as 30 vacinas voaram em praticamente uma hora. Nas demais, nem sinal do remédio.


A professora Clodonéa Ferreira, de 71 anos, saiu da Ponta da Praia à procura do medicamento na Aparecida e não conseguiu. "Na segunda-feira não tinha vacina na Ponta da Praia. Tentei ligar antes de vir até a Policlínica Aparecida e o telefone estava indisponível".


O farmacêutico Eduardo Ferreira, 41 anos, que a acompanhava, estava indignado com a situação e cobrava uma providência das autoridades. "A campanha começa e não dão conta de atender já no primeiro dia. Depois não tem previsão de quando chegará.  Não dá para entender".


Na segunda-feira, a Prefeitura de Santos divulgou uma nota em que garante ter encaminhado ofício ao Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE) pedindo urgência no envio de 90 mil doses para poder atender à meta da campanha estipulada pelo próprio Governo de São Paulo: vacinar 90% da população-alvo, composta por pouco mais de 104 mil pessoas no Município.


Na manhã de terça, a Administração Municipal recebeu a informação do órgão estadual que as equipes de saúde santistas poderão retirar vacinas contra a gripe no período da tarde. Porém, não foi informadao pelo GVE quantos medicamentos virão ao Município.


Logo A Tribuna
Newsletter