Tarifa dos ônibus seletivos é reajustada após quase dois anos, em Santos

Novo valor entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (27)

Por: De A Tribuna On-line  -  22/05/19  -  23:06
  Foto: Divulgação

O sistema de transporte de seletivos, em Santos, sofrerá reajuste na tarifa a partir da próxima segunda-feira (27). O decreto será publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23). O valor passará de R$ 4,95 para R$ 5,30 após quase dois anos da última atualização, feita em agosto de 2017.


Os micro-ônibus seletivos são gerenciados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), e possuem quatro linhas em circulação. A Guaiúba Transportes Ltda é a permissionária responsável.


Entre agosto de 2017 até o momento, a média por mês de passageiros transportados nas linhas dos seletivos diminuiu 21,79% - foi de 134.311 para 105.041. Em contrapartida, ainda considerando o mesmo período, cresceu 17,42% número de usuários com desconto de 50% concedido a idosos. Nesse caso, a média mensal passou de 6.968 para 8.182.


De acordo com a companhia, a correção do valor da passagem considera o impacto da elevação de itens que incidem sobre o custo da tarifa, tais como combustível (aumento de 26,05% no período) e despesas com salários e encargos trabalhistas. Outro fator que contribuiu para o aumento, ainda segundo a CET, foi a redução do número de passageiros transportados.


O serviço funciona com veículos climatizados, equipados com som ambiente e poltronas reclináveis. Os coletivos só transportam passageiros sentados e realizam paradas para embarque e desembarque em qualquer local, desde que respeitada a sinalização de trânsito.


Greve


No último dia 16, encerrou-se a greve dos motoristas de seletivos em Santos, que durou três dias. A classe fez um acordo com a empresa Guaiúba durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo.


Houve a paralisação de 28 micro-ônibus pela reivindicação de pagamento do salário, vale-refeição e cestas básicas de abril e maio. Os atrasos correspondentes do FGTS e do plano de saúde foram negociados com o Sindicato dos Trabalhdores dos Transportes Rodoviários (Sindrod).


O acordo foi aceito com a ressalva de que a greve retornará caso qualquer dos prazos acordados não sejam cumpridos.


As linhas de seletivos que circulam na Cidade são:


201 (ferry boat - Centro/Via Av. Ana Costa);


202 (ferry-boat-Centro/via Av. Conselheiro Nébias);


205/JM (Zona Noroeste-Av. Jovino de Melo-Centro-Gonzaga/via Av. Ana Costa e Av. Conselheiro Nébias);


205/São Jorge (Zona Noroeste-São Jorge-Centro-Gonzaga/via Av. Conselheiro Nébias e Av. Ana Costa.


Logo A Tribuna
Newsletter