Tampas de bueiros desaparecem em bairros de Santos e deixam obstáculos em calçadas

Imagens enviadas por leitores mostram sinalizações improvisadas para alertar sobre o risco de queda

Por: ATribuna.com.br  -  22/04/24  -  07:50
Moradora desconfia que furtaram as tampas para vendê-las
Moradora desconfia que furtaram as tampas para vendê-las   Foto: Arquivo pessoal

Uma caminhada pelas calçadas de Santos virou uma verdadeira corrida com obstáculos. Com a recorrente onda de furtos em tampas de bueiros e caixas de passagem, buracos e sinalizações improvisadas se tornaram comuns pelas ruas da cidade. Relatos indicam que a situação se estende pelos bairros da Vila Mathias, Macuco e Embaré.


Segundo uma moradora da cidade, que preferiu não ser identificada, ela avistou quatro bueiros sem tampa em menos de um mês. Além disso, ela afirmou para A Tribuna que um dia foi a pé para o trabalho e viu outros três também sem tampa ao longo da Avenida Senador Feijó.


Outros endereços foram citados pela mulher, como o bueiro na Avenida Conselheiro Nébias, além de outro na Rua Almeida de Moraes.


A moradora santista afirmou que a cidade está completamente abandonada. “Sinto que o dinheiro dos impostos que pagamos vai para o lixo e não cuidam da cidade como deveriam".


Ela suspeita de que o sumiço destas tampas está ligado a uma onda de furtos na cidade. "A prefeitura devia fiscalizar os ferros-velhos, ou algo assim, porque se roubam, é para vender em algum lugar, nem que seja por 10 reais”.


A Prefeitura de Santos não soube afirmar se os bueiros indicados são do Município, mas comunicou quea população pode denunciar casos como estes pelos canais da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162 ou site.

Ao verificar a falta do material, o Município fará a reposição das tampas, ou acionará a concessionária responsável.


A Sabesp esclareceu que os endereços indicados serão vistoriados e, onde se confirmar que o furto aconteceu nos sistemas de água ou esgoto da Companhia, a instalação de uma nova tampa será providenciada imediatamente.


Além disso, a Companhia informou que caso seja notada qualquer infração aos sistemas de saneamento, a Sabesp pede que o endereço seja comunicado imediatamente pela Central de Atendimento da Companhia utilizando o telefone 0800 0550195 (ligação gratuita).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter