Shoppings de Santos poderão reabrir a partir de quarta-feira; confira as regras

De acordo com a prefeitura, abertura se dará de forma parcial e condicionada, com medidas rígidas obrigatórias a serem cumpridas

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/06/20  -  11:25
Shoppings de Santos seguem fechados para atendimento
Shoppings de Santos seguem fechados para atendimento   Foto: Matheus Tagé/AT

Os shoppings de Santos poderão reabrir, ainda que de forma parcial, a partir de quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante live nas redes sociais, no domingo (21). Segundo a administração municipal, a abertura será condicionada, com medidas rígidas obrigatórias a serem cumpridas por empresários e clientes quanto ao distanciamento social, sanitização de ambientes, higienização e testagem de colaboradores e público.


A retomada segue as regras do Plano São Paulo, do governo estadual, e deve cumprir o Protocolo Setorial, estabelecido pela Secretaria de Saúde de Santos. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22). 


Na fase laranja, os shoppings podem operar com capacidade máxima de 20%, podendo funcionar pelo período de quatro horas, das 15h às 19h, ou ser adotado, alternativamente, o horário das 14h às 18h, devendo as lojas seguirem o mesmo horário. 


Dentre as regras apontadas está a de não promover evento de reabertura e não realizar atividades e ações promocionais que atraiam grande número de pessoas.


Regras


De acordo com a prefeitura, os shoppings deverão fazer um plano de controle de entrada de pessoas a ser apresentado durante fiscalização, sendo dos empresários a responsabilidade pelo cumprimento do distanciamento social dos clientes. É recomendado que pessoas pertencentes aos grupos de risco não frequentem os estabelecimentos.


Outra restrição é que dentro das lojas não poderá ser atendido mais de um cliente simultaneamente. A retomada das atividades ficará suspensa caso a Baixada Santista seja classificada na fase 1 (Alerta Máximo) no Plano São Paulo.


Se necessário, poderão ser implementados corredores de fluxo só para entrada e saída do empreendimento, com demarcação no piso. Também deve ser limitada a quantidade de pessoas nos elevadores e reduzidas as áreas de estacionamento, com ajuste das entradas e saídas dos veículos para melhor coordenar o fluxo. Estão suspensos os serviços de ‘valet’, para evitar o uso dos veículos de clientes pelos colaboradores.


Nesse primeiro período de retomada, não funcionarão cinemas e atividades de entretenimento, inclusive áreas para crianças. As praças de alimentação funcionarão apenas para retirada ou delivery.


Vistoria


De acordo com Paulo Alexandre Barbosa, os estabelecimentos passarão por vistoria da Vigilância Sanitária a partir desta segunda-feira (22).


“Todos os empresários de shoppings assinaram o protocolo e concordaram com as medidas, em reunião que fizemos no sábado (20). Agora, tomarão as medidas para cumprir esses protocolos e, a partir de amanhã [segunda], a Vigilância Sanitária fará a fiscalização. Se estiverem com tudo cumprido, a partir de quarta eles entram em funcionamento”, disse o prefeito.


O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, acrescentou que a Vigilância estará nesta segunda nos quatros shoppings da cidade, simultaneamente. “Vamos acompanhar tudo o que está posto pela portaria. São regras rígidas para termos uma retomada sem aglomeração de pessoas”, acrescentou.


Logo A Tribuna
Newsletter