Setembro Amarelo: Tatuadora coloca a sua arte a serviço da vida em Santos

De maneira gratuita, Iris Aubin se dispõe a fazer tatuagens que cubram marcas de tentativas de suicídio

Por: Beatriz Araujo - Colaboradora  -  30/09/20  -  10:40
Emoção marca o trabalho de Iris Aubin ao emprestar a sua arte para resgatar a autoestima das pessoas
Emoção marca o trabalho de Iris Aubin ao emprestar a sua arte para resgatar a autoestima das pessoas   Foto: Reprodução/Instagram

A arte salva, crê a tatuadora Iris Aubin, de 25 anos. Neste Setembro Amarelo, ela criou um projeto em que coloca a sua arte a serviço da vida em Santos: de maneira gratuita, ela se dispõe a fazer tatuagens que cubram marcas de tentativas de suicídio.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


A iniciativa é principalmente às pessoas que não têm condições financeiras de arcar com uma tatuagem de cobertura de cicatrizes. As pomadas e os sabonetes próprios, que precisam ser utilizados após a sessão, também são oferecidos pela tatuadora, conhecida como Lady Iris, há três anos no ramo.


“As pessoas que possuem esses traumas são mais envergonhadas e tímidas. Então, acaba não sendo tão comum aparecer trabalhos de coberturas de cicatrizes. Já aconteceu de agendarem, e só no dia da tatuagem me contarem que tinham uma cicatriz, pois durante o orçamento ficaram com vergonha de falar”.


Uma das tatuagens feita por Iris Aubin
Uma das tatuagens feita por Iris Aubin   Foto: Arquivo pessoal

No projeto, Iris encontrou uma forma de acolher essas pessoas, que passaram por um grande trauma, e fazê-las sentirem-se bem consigo mesmas. Na visão de Iris, a tatuagem tem o poder de elevar a autoestima. “Quando escolhemos uma tatuagem, a gente bota pra fora tudo que a gente é. Nossos gostos e personalidades são carregados no nosso corpo em forma de arte”.


Procura


Nesta primeira semana em que o projeto foi lançado, cerca de 10 pessoas já preencheram o formulário.


“A maioria contou suas histórias e eu tenho me emocionado muito. Fico triste, porém feliz ao mesmo tempo. Nunca achei que poderia ajudar alguém com a minha arte, isso é mais que recompensador”, complementa Lady Iris.


Participar


Para fazer parte deste projeto,é preciso preencher um formulário que está disponível no Instagramda tatuadora (@ladyiristattoo). No questionário são solicitados dados pessoais, informações sobre a cicatriz e há um espaço para que a pessoa fale um pouco mais sobre si, seus gostos e hobbies - pois a arte que será feita é planejada pela Iris, de forma autoral, especialmente para a pessoa.


Por enquanto, o objetivo é atender uma pessoapor mês. Mas a tatuadora explica que não tem previsão de encerraro projeto e que pretende atendera todos que estão preenchendoo formulário, mesmo que demore. “Tentarei fazer o possívelpara manter o projeto pelo menos até o final do ano que vem”.


Logo A Tribuna
Newsletter