EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Serviço de recolhimento de cavalos passa a funcionar em Santos

Denúncias podem ser feitas pelos telefones da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Municipal

Santos já conta com o serviço de recolhimento de animais de grande porte abandonados em vias públicas do município. Realizado por uma empresa terceirizada, o serviço passou a funcionar nesta segunda-feira (11).

O recolhimento será feito após as denúncias serem enviadas à Secretaria de Meio Ambiente do município (Semam), por meio do telefone 3226-8080, ou Guarda Municipal (153). Os animais serão doados após o recolhimento. Segundo o Código de Posturas da cidade, é proibido criar e manter animais de grande porte em Santos. O valor da multa pode chegar a R$ 50 mil.

Esta é a segunda licitação aberta no município para contratação de empresa especializada nesse serviço. A primeira foi realizada em julho de 2017, mas não houve número suficiente de interessados para prosseguimento do processo.

O contrato com a empresa vencedora, a C. Anselmo Horse, inclui a apreensão, transporte, cuidados veterinários, alimentação e destinação adequada aos animais.

Força-tarefa

Em 2018, duas forças-tarefas realizadas com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal desmancharam seis cocheiras clandestinas, e demoliram outras seis localizadas em um terreno particular de uma empresa.

Com a ajuda do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Fubem), foram realizadas parcerias com entidades ligadas à proteção e bem-estar animal para realização do resgate.