Sensação térmica pode chegar a 47ºC em Santos na próxima sexta

Combinação de sol forte e chuvas típicas de verão fará sensação térmica subir; frente fria derrubará temperaturas no fim de semana

Por: Eduardo Brandão  -  28/01/20  -  14:56
Cuidados para alimentação e hidratação devem ser reforçados durante a onda de calor
Cuidados para alimentação e hidratação devem ser reforçados durante a onda de calor   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A reta final dojaneiro mais “ameno” dos últimos anos será marcada por temperaturas extremas. A combinação de sol forte epancadas de chuvas no fim da tarde, típicas deverão, fará a umidade relativa do ar subiraolongo dasemana. Com isso,os termômetros santistaschegarãoaoseu ápice na sexta-feira (31), quandopoderão passar da casa dos 35ºC –amarca mais elevadado ano.A onda de calor reduz no fim de semana, com queda de até 10 graus.


Apesarde a temperaturamáximaprevista para essa semana estar no mesmo patamar da média histórica parao período–entre 34 e 37 graus–,o calorão será sentido por conta da sensação térmica. A meteorologista do Climatempo, FabianaWeykamp, explica que atemperatura aparenteincluicondicionantesque afetam a transferência de calor entre o corpo. Umidade do ar edensidadedo ventosão os que mais contribuem para o aumento da temperatura sentida pelas pessoas.


“Os últimos dias tiveram uma ‘secada’ na umidade, que ficou na casa de 40% na região de Santos. Mas isso vai reverter nessasemana, com maior possibilidadedechuvas no final da tarde e começo da noite. Com isso, as pessoas vão sentir mais calor do que o marcado nos termômetros”.Assim, espera-se uma diferença entre8e 12graus acima da medição climática–podendo chegar a até 47ºC, segundo os especialistas.


O climatologista RodolfoBonafimdestaca que janeiro foi atípico na região, com temperaturas mais amenas que a média histórica.“Aumidade e o calor da Amazônia não estão descendo, e isso faz com que o calor aqui não fique tão constante. Essa situação tem um ladobom: evitou que tivéssemos chuvas catastróficas, comuns nessa época do ano, com impactos no trânsito e encostas”.


Massa de ar seco mantém tempo firme neste final de semana na Baixada Santista
Massa de ar seco mantém tempo firme neste final de semana na Baixada Santista   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Bonafimacrescenta que aexpectativa é de que o mês termine da forma de começou, com temperatura elevada e sensação térmica alta devido ao aumento da umidade do ar. “Tivemos alguns picos de calor, como na semana que iniciou o ano”. Nos primeiros dias do mês, a sensação térmica ultrapassou a barreira de 38ºC.


Final de semana


O cenárioque agrada os veranistasmudacompletamente com a troca do mês. Uma frente fria vai “refrescar” o fim de semana, com a previsão de céu nublado echuvas prolongadasaté domingo.O sol deve persistir, mas coberto com nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, fazendo a temperatura cair para máximas de 28ºC.


“Pode ter precipitações fortes no litoral paulistas, mas é um cenário diferente das chuvas em Minas Gerais e Espírito Santo. Porém,na Baixada Santista, haverá ventos fortes e incidências de raios, que exigirá cuidados das pessoas”,finalizaFabiana.


Logo A Tribuna
Newsletter