Santos tem aumento em média móvel de mortes por coronavírus em sete dias

O levantamento é do economista Mario Esteves, com base em dados divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde de Santos

Por: Nathála de Alcantara  -  18/08/20  -  17:25
4.205 pessoas morreram da doença no Brasil
4.205 pessoas morreram da doença no Brasil   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A média móvel de mortes relacionadas ao coronavírus em Santos, em sete dias, aumentou de 3,7 para 4,1. O levantamento é do economista Mario Esteves, com base em dados divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde de Santos.


>> Confira a média móvel de casos em Santos


“Não consideraria isso um problema. Apesar de ter aumentado, considero que a nossa situação é bem estável. Lembrando que, na última quarta-feira (12), a Prefeitura de Santos reportou 14 mortes, um número grande. Isso pressionou a média para cima. Então, esse número pode ser um acúmulo de registros pendentes represados no sistema”.


Ao mesmo tempo, segundo Mario, a média móvel de sete dias referente ao número de casos diminuiu de 192 para 147, uma queda de 23,44%. “Essa é uma boa notícia, lembrando que sempre existe a ressalva do problema da subnotificação”.


Já no Estado, a média móvel de mortes de sete dias caiu de 257 para 248. “Também considero uma pequena queda. É bom”, diz ele. O País segue no mesmo caminho, com a média de mortes no mesmo período passando de 992 para 972.


Detalhe


O que o economista observou é que, “em muitos lugares, a reabertura tem causado uma pequena onda de aumento de casos. “Isso me parece ‘normal’, desde que tal onda seja controlada e não exploda”.


Em Santos, por exemplo, as médias móveis passaram de 225 casos em 19 de julho para 170 em 26 de julho e 117 casos em 2 de agosto. Depois de duas quedas seguidas, no dia 9 de agosto houve um aumento para 192 casos.


Segundo o especialista, o crescimento provavelmente é uma consequência da reabertura.


Logo A Tribuna
Newsletter