Santos retoma tendas para triagem de Covid-19 nas UPAs

Serviço será novamente adotado a partir de sexta-feira (27), devido ao aumento dos casos de coronavírus na Cidade

Por: Ronaldo Abreu Vaio  -  23/11/20  -  10:35
Pacientes passam por atendimento fora da unidade de saúde para evitar contato com outras pessoas
Pacientes passam por atendimento fora da unidade de saúde para evitar contato com outras pessoas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Na sua já tradicional live dos domingos nas redes sociais, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou a retomada das tendas de triagem para covid-19, na entrada das três unidades de pronto atendimento da Cidade. O serviço volta a operar na próxima sexta-feira. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O motivo para a reinstalação das tendas é o aumento de casos observado. “Há aumento nos casos, mas, graças a Deus, não houve no de mortes. Os médicos estão mais familiarizados com as formas de lidar com essa doença”. 


Segundo dados da Prefeitura, na UPA Central, que tem o maior volume de atendimentos de emergência de urgência (média de 450 por dia), cerca de 60 pacientes ao dia procuravam a unidade com quadro de covid-19, mês passado. Agora em novembro, esse número cresceu para 100. O mesmo ocorreu nas outras duas UPAs, justificando a retomada das tendas. 
Barbosa, que é o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), afirmou também que irá chamar os outros oito prefeitos para uma reunião, ainda esta semana. “(A ideia) é discutir medidas em caráter regional”. 


Triagem


As tendas contarão com equipes médicas e de enfermagem. Segundo a Prefeitura, os pacientes terão a temperatura aferida na entrada. Os que apresentarem sintomas da covid-19, como febre, alterações respiratórias e perdas de olfato e paladar, entre o terceiro e o sétimo dias do início, farão coleta para o teste RT-PCR. 


“Os protocolos estabelecidos na nossa rede serão cumpridos e os pacientes que necessitarem de internação seguirão para observação nas áreas de isolamento das unidades”, explica o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz. 


Ele salienta que, após o início das operações da UPA Zona Leste, a Cidade também passou a contar com um centro de testagem para covid-19, no antigo Pronto-Socorro Provisório (Av. Afonso Pena, 386). O local funciona todos os dias, 24 horas, para casos suspeitos da doença. 


Onde será


As tendas também funcionarão 24 horas por dia, na Rua Joaquim Távora, 260 (UPA Central), Av. Jovino de Melo, 927 (UPA da Zona Noroeste) e Praça Visconde de Ouro Preto s/n (UPA da Zona Leste). 


Anteriormente, os centros de triagem nas áreas externas das UPAs funcionaram por quase quatro meses, entre 10 de abril e 13 de agosto, e realizou 27.888 atendimentos. 


Logo A Tribuna
Newsletter