Santos pretende zerar fila de atendimento oftalmológico em um mês

Procedimentos começaram nesta segunda-feira (6), em parceria com associação sem fins econômicos que atende numa clínica particular da Vila Mathias

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/07/20  -  23:10
Crianças e adultos podem ser atendidos. Prefeitura espera atender mil pacientes com a ação
Crianças e adultos podem ser atendidos. Prefeitura espera atender mil pacientes com a ação   Foto: Prefeitura de Bertioga/Divulgação

A prefeitura de Santos pretende zerar, em até 30 dias, a fila de espera por  procedimento oftalmológico na Cidade. O atendimento emergencial teve início nesta segunda-feira (6) aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles foram submetifos  a exames, consultas e cirurgias no Instituto Visão do Bem, associação sem fins econômicos que atende em salas localizadas no Hospital Oftalmológico Visão Laser (Av. Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias). 


Segundo a administração, apenas no primeiro dia do mutirão foram atendidos mais de 50 agendamentos realizados pela Secretaria de Saúde. A expectativa é de zerar a espera da maior parte da demanda já no primeiro mês de atendimento. Para procedimentos com maior procura, em até três meses. 


A autônoma Nailza dos Santos, 45 anos, faz acompanhamento de glaucoma desde 1999. Ela realizou os exames de topografia de córnea e mapeamento de retina e se surpreendeu com a tecnologia dos equipamentos. “Achei muito bom. Além da  logística de atendimento na clínica, também fui bem tratada na Central de Agendamentos da Prefeitura”, afirma a paciente, que saiu da unidade com os resultados dos exames em mãos.  


Cuidados  


Em tempos de circulação do novo coronavírus, é mais prudente que as pessoas evitem transitar em unidades de saúde. Por isso, o laudo é entregue minutos depois do exame, evitando que o paciente precise retornar à clínica e oferecendo mais comodidade e agilidade ao atendimento.  


Os equipamentos também são higienizados antes da realização dos procedimentos e na frente dos pacientes, que permanecem o tempo todo de máscara. O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, destaca a importância que a parceria com o Instituto Visão do Bem trará às necessidades dos pacientes da rede pública de Saúde.  


“O SUS deve atender a todos, de forma resolutiva e com qualidade. A parceria é uma forma mais fácil de o poder público atender esses pacientes com excelência”.  


O Instituto Visão do Bem conta com 11 médicos (que atendem exclusivamente os pacientes da instituição) e em breve será transferido para um prédio próprio, na Rua Xavier Pinheiro, também na Vila Mathias.  


“Nosso olhar está voltado às necessidades das pessoas, com padrão elevado de atendimento. Não há diferenças na aparelhagem e nem na qualidade do serviço prestado para o paciente SUS ou o paciente que têm convênio”, afirma Luiz Roberto Colombo Barboza, presidente do Instituto Visão do Bem.  


Parceria  


O Instituto Visão do Bem firmou compromisso com a Secretaria de Saúde por meio de ata de registro de preços para a realização de exames, cirurgias e consultas em Oftalmologia, pelo período de um ano. 


A modalidade da licitação por registro de preços prevê que a Secretaria de Saúde só realiza pagamentos após a execução dos atendimentos. Estão previstos, para o período de vigência da parceria, quatro mil procedimentos cirúrgicos, incluindo catarata, capsulotomia Yag Laser, iridotomia a laser e fotocoagulação; 37,3 mil exames e 3,6 mil consultas médicas especializadas – total de 44,9 mil atendimentos. 


Logo A Tribuna
Newsletter