Santos define os 20 permissionários do novo Mercado de Peixes

Apesar de ainda não confirmar data de abertura, prefeito Paulo Alexandre Barbosa revela planos de iniciar atividades no espaço neste mês

Por: Eduardo Brandão  -  09/04/20  -  00:19
Novo Mercado de Peixes de Santos
Novo Mercado de Peixes de Santos   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

A Prefeitura de Santos definiu, nesta quarta-feira (8), os permissionários que vão ocupar as novas estruturas do Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. A maioria dos futuros ocupantes será formada por aqueles que já utilizam as antigas instalações do tradicional ponto de venda de pescados - outros cinco espaços foram separados para vendedores da Rua do Peixe.


Com as obras finalizadas desde a semana passada, o equipamento ainda não tem previsão de quando será inaugurado, por conta da pandemia da Covid-19. Apesar de a administração ter planos de abrir o local ainda nesse mês.


Os decretos com a relação dos permissionários e a destinação dos espaços que vão ocupar no novo imóvel foram publicados na edição desta quarta-feira do Diário Oficial (DO) de Santos. Conforme o documento, a permissão de uso do espaço será por um período máximo de cinco anos. 


O regramento estabelece que a revogação do acordo pode ocorrer, sem qualquer tipo de indenização, caso desrespeitadas as normas. “Todos os comerciantes que estavam com a situação regularizada, seja do Mercado ou da Rua do Peixe, foram contemplados [com o novo espaço]”, destaca o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Com a distribuição dos boxes, os permissionários já podem fazer a adaptação das áreas. Segundo a prefeitura, por enquanto, são realizados os testes operacionais. “Pretendemos colocar em funcionamento [o novo Mercado de Peixes] nos próximos dias, se possível até o fim do mês”, diz Barbosa.


Localizado na Avenida Governador Mário Covas, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Amélia Leuchtemberg, o mercado ocupa área de dois mil metros quadrados. É composto por 20 boxes para venda de pescado (cinco a mais que o atual), cada um dotado de câmara fria para gelo e área refrigerada para o lixo.


No mezanino, funcionará um restaurante especializado em peixes e áreas para venda de produtos como temperos e artigos de pesca. Outra comodidade será o estacionamento de 40 vagas, cujo acesso ao serviço será independente.


Logo A Tribuna
Newsletter