Santos confirma abertura do novo Mercado de Peixes neste sábado; confira horários

Obra será entregue às 17h30 desta sexta-feira (17), sem cerimônia, para evitar aglomeração

Por: Da Redação  -  17/07/20  -  12:29
Novo Mercado de Peixes tem estruturas que proporcionam melhor assepsia
Novo Mercado de Peixes tem estruturas que proporcionam melhor assepsia   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O novo Mercado de Peixes de Santos, na Ponta da Praia, será aberto ao público neste sábado (18), entre as 7 e as 18 horas, com as normas sanitárias vigentes no Município devido à pandemia da covid-19. A obra será entregue nesta sexta-feira (17), às 17h30, e passará por vistoria da Prefeitura. Não haverá cerimônia de entrega, para evitar a aglomeração de pessoas. 


Localizado na Avenida Governador Mario Covas, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtenberg, o equipamento ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e tem 20 boxes para venda de pescado. O edifício é dotado de câmara fria para gelo e área refrigerada para o lixo. 


Além dos boxes para comercialização de peixes, há dois para venda de produtos como temperos e artigos de pesca, vestiário para funcionários e estacionamento com 40 vagas. Uma das atrações do local será o Restaurante Paru Comida de Rua do Mar, do chef Dario Costa. 


O novo Mercado de Peixes teve a obra totalmente custeada e executada pela Construtora Miramar, empresa do Grupo Mendes, como contrapartida obrigatória para construção de empreendimentos imobiliários na Ponta da Praia. 


Segundo o diretor do Grupo Mendes, Alex Mendes, o local está sendo considerado um marco de modernização para a Cidade. “Ele é um dos mais modernos do País, no nível que uma cidade em constante evolução precisa”, comenta. 


Maior assepsia 


De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Gustavo Barrio, o novo Mercado de Peixes dispõe de estruturas que contribuem diretamente para melhor assepsia dos ambientes, como o sistema de escoamento de água e a climatização do ambiente. 


“Além de ser um ambiente fechado, o prédio foi projetado com um sistema de drenagem de esgoto com separação de detritos, como as escamas de peixe, evitando entupimentos. Esse sistema, que são caixas separadas com redes, também impede a entrada de ratos pelo encanamento”, explica. 


O empreendimento tem filtros para dispersão do ar, eliminando qualquer possibilidade de odor na região.


“Como o ar é filtrado antes de ser lançado para a área externa, evitamos o odor de peixes para os moradores da região”, aponta o engenheiro. 


Em abril


A obra civil do Mercado de Peixes foi concluída em abril, mas faltavam detalhes internos no prédio que foram impedidos pela pandemia. Os permissionários puderam adaptar os boxes a suas necessidades.


Logo A Tribuna
Newsletter