Santos abre edital para compensação ambiental na entrada da cidade

Empresa selecionada vai plantar 380 mudas na região; interessadas têm até dia 17 para dar lances

Por: Júnior Batista  -  05/12/20  -  10:30
  Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Santos recebe até o dia 17 lances de empresas interessadas em fazer o plantio de 380 mudas de árvores nativas da região referentes às obras da etapa 3 do Programa Nova Entrada de Santos. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa fase é relativa à construção do viaduto Prefeito Paulo Gomes Barbosa e de drenagem nas Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Saboó. 


Na época, foram retiradas 38 palmeiras jerivá do local, que não puderam ser replantadas por conta de sua idade, que já era avançada e o risco dessa operação. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) autorizou a retirada das árvores, mas exigiu como condição o replantio de 10 mudas para cada espécie retirada do lugar.


Ao todo, o Programa prevê a implantação de 78 mil m2 na região da Zona Noroeste e entrada da Cidade, sendo 63,4 mil m2 de áreas verdes na Zona Noroeste – o equivalente a seis campos de futebol no padrão da Fifa. O projeto ainda prevê a recuperação de 500 metros de franja de manguezal, na beira do Rio São Jorge - este último será feito de maneira voluntária pela administração. 


No local havia cerca de 200 palafitas (já retiradas e moradores encaminhados para conjuntos habitacionais) que jogavam esgoto doméstico e resíduos diariamente no rio, segundo a Prefeitura. Com a retirada dessas construções a fauna está voltando para essa região. Espécies como o guará vermelho já podem ser vistas no entorno do rio, de acordo com a administração municipal.


As quatro etapas do Programa Nova Entrada de Santos preveem a plantação de 4.754 novas mudas. Até agora foram plantadas 2.816 (444 na primeira etapa e 2.372 na segunda). 


No entorno do viaduto em curva que fica no encontro das Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, com a Rodovia Anchieta, foram plantadas vegetações rasteiras, arbustos, herbáceas e árvores. As espécies foram escolhidas levando-se em conta a rusticidade, o valor ornamental e a relevância ecológica. 


Segundo a Prefeitura, mais de 4 mil m2 de arbusto primavera serão plantados, também, no muro que separa a linha férrea da Avenida Martins Fontes, pista 4, sentido Santos/São Paulo até o fim do projeto.


Embaixo do viaduto, foram usadas coroa-de-cristo, além de 120m2 mudas de helicônias. Mais de 10 mil m2 de grama-esmeralda serão plantadas também nas calçadas e canteiros centrais. O muro da ferrovia receberá 38 palmeiras jerivás - espécie nativa da região. Dois ipês irão completar a área verde.


Logo A Tribuna
Newsletter