Samu poderá levar paciente a hospital particular em Santos

Lei foi sancionada na última segunda-feira (26), pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa

Por: De A Tribuna On-line  -  26/03/19  -  10:05

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá realizar o transporte de pacientes, assistidos por planos de saúde, para hospitais particulares em Santos. O projeto de lei 14/2018, de autoria do vereador Adilson Junior (PTB), que torna regra o que antes era um prática restrita, foi sancionado na última segunda-feira (26), pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Antes, as ambulâncias do Samu, quando no atendimento de emergências, levavam os pacientes para as unidades de pronto atendimento públicas (UPAs). Muitas vezes, esses pacientes  pediam  transferência para locais que atendem o seu plano de saúde, o que exigia, além da ambulância, uma equipe de saúde de plantão para o acompanhamento. Com o deslocamento direto, será eliminada uma etapa de transporte e poupados recursos humanos necessários em outras demandas.


Ao sancionar a lei 3.523/19, Paulo Alexandre Barbosa afirmou que a medida contribuirá para desafogar as unidades de urgência e emergência que, além de atender aos munícipes também recebe pacientes de outras cidades, cerca de 40% dos atendidos, em média.


O secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz, crê em mais eficiência na assistência à saúde e lembra que a frota atual do Samu tem 16 ambulâncias em funcionamento. São cerca de quatro mil atendimentos mensais, com 180 profissionais. Adilson Júnior destacou a aprovação da lei na  Câmara por uninamidade.


Nove bases


O Samu de Santos possui nove bases, de onde partem as ambulâncias para o atendimento mais rápido de quem aciona o serviço pelo 192. São elas: Rádio Clube (Praça Jerônimo La Terza s/nº), Nova Cintra (Av. Santista, 1.308), Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº), Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 241), Hospital de Pequeno Porte (Av. Cláudio Luiz da Costa, 280), Castelinho (Praça Andrade Soares, 14,Vila Nova), Bombeiros na Ponta da Praia (Rua Prof. Olavo de Paula Borges, 37) e Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (R. Agamenon Magalhães s/nº).


Logo A Tribuna
Newsletter