Sai regulamento para o desfile das escolas de samba de Santos

Elaborado com a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), a regra consta no Decreto 8.823, publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial

Por: Da Redação  -  09/01/20  -  16:20
Desfiles estão marcados para 14 e 15 de fevereiro na Passarela Dráusio da Cruz
Desfiles estão marcados para 14 e 15 de fevereiro na Passarela Dráusio da Cruz   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Prefeitura de Santos editou decreto com o regulamento dos desfiles das escolas de samba, marcados para 14 e 15 de fevereiro na Passarela Dráusio da Cruz, no Castelo (Zona Noroeste). A medida estabelece critérios de desempate, limite no número de integrantes e quantidade de alegorias por agremiação.


Elaborado com a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), a regra consta no Decreto 8.823, publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial. O texto fixa medidas rígidas de segurança, adotadas após 2013, quando quatro pessoas morreram após descarga elétrica em um carro alegórico.


Também foram estipulados critérios de perdas de pontos e valores dos prêmios aos primeiros colocados no Grupo Especial – a elite da folia santista. A agremiação campeã receberá R$ 24,2 mil e a segunda colocada, R$ 12 mil – 10% a mais do que em 2019.


Serão computadas duas maiores das três notas dos oito quesitos analisados, descartada a menor. Caso haja empate em qualquer colocação, as terceiras notas serão consideradas.


Permanecendo a igualdade, as notas mais elevadas (incluídos descartes) por quesito servirão de desempate. A última colocada cairá para o Grupo de Acesso, cuja campeã passará para a elite do Carnaval de Santos em 2021.


A apuração das notas ficou agendada para o dia 18 de fevereiro, a partir do meio-dia, em local a ser definido.


De acordo com a Prefeitura, a montagem da estrutura no sambódromo vai ocorrer a partir do próximo dia 15. Os festejos regionais começam no dia 14 de fevereiro, com as apresentações do Grupo 1 e do de Acesso (terceira e segunda divisões, respectivamente).


No dia seguinte, a Passarela Dráusio da Cruz recebe as principais escolas de samba. Elas terão entre 40 e 55 minutos para se apresentar. O regulamento determina quantidade acima de 700 integrantes por agremiação da elite – e de 350 para os demais grupos – e número superior a dois carros alegóricos. Falhas levarão à perda de pontos nesses itens.


Logo A Tribuna
Newsletter