Retirada e queda de árvores geram queixas em Santos

No Boqueirão, vegetais foram retirados; no Macuco, planta caiu

Por: Da Redação  -  07/12/19  -  20:39
Este exemplar sucumbiu, e os motivos estão sendo apurados; morador afirma que pedia poda há meses
Este exemplar sucumbiu, e os motivos estão sendo apurados; morador afirma que pedia poda há meses   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A retirada de árvores no Boqueirão, em Santos, deixou moradores revoltados. Na esquina das ruas Bolívar e Colômbia, quatro delas foram derrubadas em frente a um empreendimento residencial.


“Eles derrubaram as árvores na calada da noite e já cimentaram. Quem não viu antes, nem sabe que tinha árvore ali”, diz o professor e morador Antonio Durval.


Ele se diz revoltado com a situação e reclama da retirada das árvores. Segundo ele, muitas estão sendo derrubadas na Cidade. “As construtoras conseguem autorização com tanta facilidade, e nós estamos perdendo as árvores”, lamenta.


A Secretaria de Meio Ambiente de Santos informa que a supressão foi autorizada porque uma das árvores tinha inclinação superior a 50%, o que representava risco para os pedestres.


Duas outras plantas removidas eram arbustos (murtas) que estavam com cupins, e a quarta árvore estava plantada diante de uma garagem.


O pedido completo de supressão incluía oito árvores, mas, para quatro delas, a Secretaria negou a retirada, pois estavam saudáveis.


A pasta de Meio Ambiente destaca que com a lei municipal Cidade Verde, deve haver compensação de dez árvores para cada unidade retirada, totalizando-se 40 árvores a serem plantadas nas imediações.


Queda


Uma árvore caiu, nessa sexta-feira (7), diante do prédio na Rua Santos Dumont, 233, no Macuco. O morador Antônio Marcos Bernardo dos Santos disse ter pedido à Ouvidoria, em junho e julho, a poda do vegetal. Na semana passada, ligou para a Prefeitura, mas ouviu que não havia equipe para o serviço devido ao fim do contrato com a empresa que fazia o trabalho.


A Prefeitura informa que o motivo da queda da árvore é avaliado. Uma equipe faz podas, mas está sendo feita licitação para um novo contrato para o serviço. Deve ser concluída até o início de 2020.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter