Prédio de antiga escola em Santos vira 'piscina' em dias de chuva e acumula lixo

Local foi repassado para a Câmara Municipal, mas por questões jurídicas, foi deixado em estado de abandono

Por: ATribuna.com.br  -  02/05/24  -  07:09
Atualizado em 02/05/24 - 08:50
'Piscina subterrânea' chamou a atenção de moradores
'Piscina subterrânea' chamou a atenção de moradores   Foto: Arquivo pessoal

O prédio da antiga Unidade Municipal de Ensino (UME) Acácio de Paula Leite Sampaio, no bairro Vila Nova, em Santos, está abandonado e sem vigilância competente há um bom tempo. Segundo relatos enviados à reportagem de A Tribuna, o local vira uma 'piscina' em dias de chuva e serve de abrigo para várias pessoas em situação de rua. Além disso, há muito lixo e pontos de água parada, o que pode aumentar os focos de dengue na região.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O espaço foi revitalizado pela Prefeitura de Santos e repassado para à Câmara Municipal para o desenvolvimento de projetos, em novembro de 2019. Dois anos após cessão da escola, em maio de 2022, o edifício seguia vazio, assim como atualmente. O objetivo de levar a Escola do Legislativo e Cidadania (ELC) para o local foi bloqueado por um impedimento jurídico: A Câmara não tinha CNPJ para contratar obreiros e servidores.


A munícipe Bruna Silva, de 26 anos, testemunhou o estado de abandono. "Eu estava passando pelo local, na quinta-feira (18), quando resolvi registrar o momento, devido aos surtos de dengue. Pensei em todas as moradias e lojas ao redor do prédio, que podem ser afetadas", relata.


Bruna também levantou o questionamento sobre a possibilidade do espaço educacional voltar a ser utilizado, tendo em vista que outras escolas estão com superlotação nas salas de aula.


A Prefeitura de Santos informou que não responde pela área, e que a mesma é de responsabilidade da Câmara Municipal. Já a Câmara declarou que está ciente da situação e que analisa medidas adequadas para a regularização e revitalização do local.


O presidente do órgão, Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB) procura por parcerias para as obras de adaptação e modernização das instalações, uma vez que o prédio é antigo e tombado. A Câmara afirma que novas informações serão divulgadas assim que houver avanços no processo.


Logo A Tribuna
Newsletter