Praticantes de esportes reclamam de carros oficiais na areia da praia de Santos

Riscos de acidentes e falta de uma área específica para circulação dos automóveis são principais queixas dos usuários da praia

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/08/20  -  20:04
Usuários temem riscos de acidente com tráfego de veículos na orla
Usuários temem riscos de acidente com tráfego de veículos na orla   Foto: Divulgação

O que era para ser de uso emergencial e específico tem se tornando corriqueiro na orla santista. Corredores, caminhantes e praticantes de esportes individuais na faixa de areia têm notado um aumento na quantidade de veículos oficiais circulando rente à beira-mar.  


Apesar de ser permitido em ocasiões especiais – como força-tarefa ou resgate –, o fato coloca em risco os esportistas amadores mais distraídos. Na última semana, ATribuna.com.br tem recebido diversos relatos de usuários da faixa de areia temorosos por eventual acidente.  


Van que transporta funcionários da prefeitura foi vista na faixa de areia, próximo ao calçadão da orla
Van que transporta funcionários da prefeitura foi vista na faixa de areia, próximo ao calçadão da orla   Foto: Divulgação

A principal queixa é que os veículos utilizam o pontilhão na orla erguido para os pedestres atravessarem os canais. “Nem sei se as estruturas comportam o ingresso de um veículo”, afirma um praticante de esporte, sob a condição de anonimato. “Tenho medo de um dia ser atropelado”, continua. 


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as praias têm o uso regulamentado pelo órgão municipal. A legislação santista permite apenas o acesso de veículos de emergência (PM, ambulâncias, bombeiros, GCM), caminhão de limpeza urbana e veículos que fazem a carga e descarga das barracas, em horários previamente estabelecidos. 


Veículo da prefeitura foi visto na beira do mar, na praia
Veículo da prefeitura foi visto na beira do mar, na praia   Foto: Divulgação

Para isso, a Secretaria Municipal de Esportes (órgão de Santos responsável pela gestão da praia) emite o alvará e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) expede a credencial. 


Contudo, durante a pandemia, usuários informam ser cada vez mais comum o tráfego de veículos pela faixa de areia. Foi, inclusive, um carro da CGM durante força-tarefa que flagrou o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, sem mácara na orla.


Viatura da Polícia Militar foi vista sobre ponte, na praia
Viatura da Polícia Militar foi vista sobre ponte, na praia   Foto: Divulgação

“Muitas vezes a maré está baixa e a areia batida, e, mesmo assim, o condutor do carro prefere usar o pontilhão”, afirma o aposentado Ananias Carlos Pinto, de 66 anos. Ele teme eventual atropelamento. “O risco existe. Não existe uma faixa específica para a circulação destes veículos”, destaca.


ATribuna.com.br entrou em contato com a prefeitura de Santos, que respondeu em nota que, quando necessário, veículos com equipes da Prefeitura podem utilizar as passarelas para a realização de serviços na orla, apenas nos horários de baixa frequência de banhistas. Leia na íntegra: 


A Prefeitura informa que toda a extensão da praia é fiscalizada diariamente pela Guarda Civil Municipal (GCM), equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) que atua na orla, além da Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária (ZOI) e das câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM).


As passarelas localizadas nas estruturas dos canais na faixa de areia foram projetadas para permitir o acesso de veículos utilitários, com cargas limitadas a 3,5 toneladas. Não é permitido acesso de caminhões e equipamentos pesados.


Quando necessário, veículos com equipes da Prefeitura podem utilizar as passarelas para a realização de serviços na orla, apenas nos horários de baixa frequência de banhistas (fora do horário de pico).


*A circulação na faixa de areia ocorre em situação de extrema necessidade para logística dos serviços de zeladoria. Nesses casos, a velocidade máxima permitida é de 30km.


A GCM também esclarece que, em situações de emergência, viaturas oficiais do SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar estão autorizadas a utilizar as passarelas e faixa de areia, desde que garantam a segurança de todos os frequentadores da praia.


Carro dos Bombeiros é flagrado em ponte sobre canal, na faixa de areia
Carro dos Bombeiros é flagrado em ponte sobre canal, na faixa de areia   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter