Praia Acessível retorna ao funcionamento em Santos

Virada Inclusiva aconteceu neste sábado (5), na praia do Gonzaga, marcando o reinício da atividade. Projeto segue as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/12/20  -  02:15
Atualizado em 06/12/20 - 03:39
Programa volta a funcionar aos sábados e domingos, das 9h às 15h no Gonzaga
Programa volta a funcionar aos sábados e domingos, das 9h às 15h no Gonzaga   Foto: Isabela Carrari/PMS

Foi emocionada e aos prantos que a aposentada Neusa Maria Quaresma, 66 anos, saiu do primeiro banho de mar após um longo período distante das ondas. Diagnosticada há nove anos com uma rara doença degenerativa, limitadora de movimentos, ela esteve entre os usuários da cadeira anfíbia do programa Praia Acessível, que retomou as atividades neste sábado (5), na orla do Gonzaga.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Mesmo com tempo fechado, a programação transcorreu pela manhã junto a outras opções de atividade física oferecidas na faixa da areia, como parte da Virada Inclusiva, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado na última quinta-feira (3). Participaram da ação os grupos Empresto Minhas Pernas, Mar para Todos e Capoeira Escola.


Para prevenção a contágios pelo novo coronavírus, foram adotadas medidas de prevenção. “Tivemos a preocupação de manter distanciamento social e entre as atividades, além de fornecer álcool em gel e máscaras gratuitamente”, relata Gênesis dos Santos, profissional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), responsável pelo Praia Acessível em Santos.


Para a chegar à tenda montada junto ao canal 3 nas proximidades do mar, as pessoas atendidas pelo programa tiveram à disposição uma esteira montada sobre a areia, facilitando o deslocamento por meio de cadeira de rodas, muletas ou andador.


Roda de capoeira também faz parte das atividades do projeto
Roda de capoeira também faz parte das atividades do projeto   Foto: Isabela Carrari/PMS

Participantes


Irmã de Neusa Maria, Solange conta que a aposentada da área de finanças era frequentadora diária da praia santista até o agravamento da enfermidade, que a deixou dependente de cadeira de rodas. “Ela nadava e corria cedinho antes de ir trabalhar”, conta, elogiando o programa. “Esse projeto é realmente maravilhoso”.


Deficiente visual, o aposentado Olavo de Barros, 48 anos, foi um dos participantes da roda de capoeira. Na orla, ele frequenta o Praia Acessível há três anos e acredita que a sociedade vem evoluindo em relação a novas práticas de inclusão. “A população está ficando mais afetiva e acolhendo melhor as pessoas com deficiência”.


Programa


O programa Praia Acessível volta a funcionar aos sábados e domingos, das 9h às 15h, atrás da Concha Acústica, na orla do Gonzaga, próximo ao canal 3. Durante todo o período de utilização da cadeira anfíbia, os usuários são acompanhados por instrutores da Prefeitura.


Não é necessário agendamento. Em dias de chuva, as atividades são suspensas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3202-1911, da Coordenadoria da Defesa de Política para Pessoas com Deficiência, da Seds.


Logo A Tribuna
Newsletter