Pesquisa com testes sobre Covid-19 prosseguirá por tempo indeterminado em Santos

A cada 15 dias, equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde percorrerão as ruas da cidade convidando os munícipes a se voluntariarem no estudo

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/05/20  -  01:59
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O estudo que mapeia a disseminação da Covid-19 em Santos deverá ser ampliado, por tempo indeterminado. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27) pelo presidente do Conselho da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FTPS), Rogério Santos.


Segundo Santos, que é um dos coordenadores do estudo Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista (Epicobs), os trabalhos serão mantidos enquanto for necessário o suporte desse levantamento de cunho científico para a tomada de decisões em tempos de pandemia.


“A pesquisa é um importante indicador que mostra o avanço do vírus, além de monitorar a efetividade das ações de isolamento e de proteção. A partir da leitura dos resultados quinzenais, é possível adotar as estratégias adequadas para aquele momento da pandemia, seja em relação à economia, saúde ou assistência social. Continuaremos a pesquisa enquanto não houver um declínio significativo nos casos de covid-19 na cidade de Santos”, disse o presidente da Fundação.


A cada 15 dias, equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde percorrerão as ruas da cidade convidando os munícipes a se voluntariarem no estudo. Os participantes são definidos previamente, de forma aleatória, por um sistema informatizado.


O teste rápido é realizado em 15 minutos e identifica a presença de anticorpos para o novo coronavírus, caso a pessoa já tenha sido infectada pelo vírus.


Logo A Tribuna
Newsletter