Permissionários do Mercado de Peixes de Santos pedem prazo de 30 dias para mudança

Período começaria a ser contado após definição de data para mudança de local

Por: Rosana Rife  -  27/05/20  -  13:49
  Foto: Alexsander Ferraz

A mudança para o novo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, em Santos, ainda não tem data para ocorrer, os permissionários, no entanto, esperam que a Prefeitura conceda um prazo de 30 dias, após a definição, para que  se instalem no novo endereço em definitivo.


Localizado na Avenida Governador Mário Covas, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Amélia Leuchtemberg, o espaço ocupa área de dois mil metros quadrados. Terá 20 boxes para venda de pescado (cinco a mais que o atual), cada um com câmara fria para gelo e área refrigerada para o lixo. No mezanino, funcionará um restaurante especializado em peixes e áreas para produtos como temperos e artigos de pesca. Haverá estacionamento com 40 vagas, com acesso independente.


Algumas adaptações já começaram a sair do papel, como colocação de portas e divisórias, já que haverá uma padronização, diz o gerente da Peixaria Super Joia, Sandro de Oliveira, 38 anos.As fachadas também seguirão um padrão para evitar poluição visual, acrescenta Oliveira. Mas ele conta que terá de se adaptar a um espaço menor.


“Hoje trabalho com 42 metros quadrados. Lá acho que serão uns 30 metros quadrados. Vou tirar dois funcionários da manipulação e colocar no atendimento, porque não há espaço para os cinco atuarem lá”.


Outra preocupação é refere-se às contas. “A gente não sabe como ficarão as vendas dentro de um espaço fechado e se serao suficientes para cobrir os novos gastos, como ar-condicionado, pessoal terceirizado da segurança e limpeza, por exemplo”.


Arnor Miguel Batista, 63 anos, do Box 7, está no Mercado de Peixe desde que o equipamento começou a funcionar na Cidade, há mais de 30 anos, e, apesar do carinho pelo local, aposta na mudança.


Vai ser boa. O lugar é melhor e acho que vou conseguir pagar os novos custos com a redução dos gastos com gelo, por exemplo”.


Pandemia


Mas um novo personagem nessa história também trouxe preocupação. A pandemia do novo coronavírus   trouxe queda nas vendas, de até 80%, apesar de os comerciantes poderem manter as portas abertas e muitos passarem a entregar encomenda, avalia Augusto Viudes, 49 anos,  do box Don Augusto.


Como o local é aberto, a gente segue trabalhando. Se fosse fechado, haveria restrições, como a gente vê nos mercados. E mesmo quando o comércio for autorizado a reabrir, haverá limitação e isso impacta nas vendas”.


Resposta


Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a obra já foi entregue. Segundo a administração municipal, são realizadas adequações pontuais, uma delas é o fechamento com portas em cada box conforme pleito dos próprios permissionários.


Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura, no momento, está estudando a data para abertura do Nono Mercado de Peixes e dialogando com os permissionários permanentemente. Haverá uma reunião com os permissionários ainda essa semana para alinhamento de prazos e ações.


Logo A Tribuna
Newsletter