Pandemia muda rotina de igrejas e fiéis para a festa de Nossa Senhora do Monte Serrat em Santos

Festejos começaram dia 23 de agosto e continuarão até dia 8 de setembro, quando é comemorado o dia da padroeira de Santos

Por: Por Carolina Faccioli  -  03/09/20  -  14:48
  Foto: Matheus Tagé/AT

Com a chegada da pandemia, a igreja católica também teve que se reinventar para celebrar datas importantes. Na próxima terça-feira (8), será comemorado o dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade de Santos. Apesar das celebrações terem que se adaptar a pandemia, as expectativas para que os fiéis participem, mesmo que à distância, é grande.


O pároco do Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, Claudenil Moraes da Silva, conta que, em outros anos, cerca de 60 mil pessoas costumavam participar das celebrações. Por conta da pandemia, ele acredita que o público deve chegar a 40% desse número durante as duas semanas de festa. “Está tendo uma procura bem pequena presencialmente. Achávamos que as pessoas estavam perdendo parte do medo”, diz


Apesar da expectativa presencial estar mais baixa, por conta da situação, o padre conta que as transmissões on-lines podem reunir muitos fiéis, como já vem acontecendo. No dia em que a padroeira desceu, cerca de 43 mil pessoas assistiram de forma remota. Além disso, as missas também mudaram. Na próxima terça-feira (8), todas serão realizadas na Catedral da cidade, por ser maior e ter menos risco de aglomerações, e a carreata deverá ser acompanhada de carro pelos fiéis.


Francisca Conrado de Sá Clemente mora no monte e ajuda a decorar as escadarias há 35 anos. Nsse ano, por conta da pandemia, ela diz que a decoração será reduzida a apenas dentro da igreja, mas não deixará de fazer em devoção à padroeira, com a ajuda das amigas Regina, Rosane e Mara Rita “É uma alegria muito grande, mesmo tendo uma festa menor, mas continuo com o coração gigante”, conta.


A cabelereira ainda acredita que os devotos e os turistas serão os que mais visitarão o Santuário no decorrer desses 15 dias de festa. Francisca diz ainda acreditar que as comemorações podem trazer mais alegria à população e que está preparando uma decoração especial para o dia da padroeira.


Para todas as celebrações, é necessário ter uma credencial, que deve ser retirada na Catedral. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (13)3224-1593 e a programação pode ser acompanhada pelo site.


Logo A Tribuna
Newsletter