Pais de alunos com necessidades especiais denunciam falta de auxiliares em escola de Santos

Situação se arrasta desde o início do ano, conforme relato de uma mãe de estudante

Por: ATribuna.com.br  -  27/04/24  -  07:48
Atualizado em 30/04/24 - 19:16
UME Pedro Crescenti fica no Rádio Clube, na Zona Noroeste
UME Pedro Crescenti fica no Rádio Clube, na Zona Noroeste   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo AT

Pais de alunos da Unidade Municipal Educacional (UME) Professor Pedro Crescenti, no Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos, afirmam que a escola está sem a quantidade adequada de auxiliares capacitados para dar a devida atenção aos alunos com necessidades especiais. Segundo relatos enviados à reportagem de A Tribuna, são 29 crianças para quatro auxiliares na parte da manhã, e três profissionais na parte da tarde.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Segundo a mãe Keyse Clemente, de 37 anos, a situação se arrasta desde o começo do ano letivo. "Já liguei na Secretaria de Educação (Seduc) e até agora nada de resolverem. A escola está com quase 30 estudantes com diagnósticos, e que precisam de mediadores, mas nada é feito para melhorar", relata.


Ainda de acordo com a mãe, muitos pais têm que voltar para casa dependendo da necessidade da criança na unidade escolar. "Eles entram 7h45, sendo que o horário de entrada é 7h. Quando questionei isso, fui informada de que não havia profissionais e que logo seriam contratados", ressalta.


Keyse ainda disse à reportagem de A Tribuna que há mediadores que acabam ficando com até 2 ou 3 crianças de uma vez só.


Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a UME Pedro Crescenti atende 29 alunos com deficiência e conta com 14 profissionais de apoio escolar inclusivo (PAEIs). Além disso, o órgão ressaltou que a unidade também conta com um professor de atendimento educacional especializado, que dá suporte ao atendimento do professor titular da classe.


Sobre o horário de entrada, a Secretaria de Educação destaca que a unidade escolar poderá solicitar o ajuste, de acordo com a necessidade da comunidade escolar, adaptando também o horário dos PAEIs.


Logo A Tribuna
Newsletter