Pacientes relatam falta de médicos e remarcações de consultas sem aviso em Santos

Situação pegou os usuários de surpresa. Prefeitura afirma que houve contato por telefone

Por: ATribuna.com.br  -  27/03/24  -  07:32
Atualizado em 27/03/24 - 11:38
Reclamações são sobre o sistema da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, em Santos
Reclamações são sobre o sistema da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, em Santos   Foto: Reprodução

Pacientes estão reclamando sobre a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova, em Santos. Em relatos enviados à reportagem de A Tribuna, consultas estão sendo remarcadas sem o consentimento dos usuários, e há profissionais de saúde saindo de férias sem ninguém para suprir a demanda de atendimentos no lugar.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A cuidadora Carla Dias, de 46 anos, tinha marcado uma consulta para a filha, por meio de um encaminhamento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), nesta terça-feira (26), às 10h20, com a doutora Yeda. Porém, foi surpreendida com o fato de que a consulta foi remarcada para as 14h, no mesmo dia.


"Eles nem avisaram. Todo mundo que estava marcado de manhã teve que voltar ao local durante a tarde. Pessoas perderam o horário de serviço para poder levar os filhos nas consultas. E tem que ir, porque se perder, a médica saí de férias e só retorna em abril."


"Todo mundo tem direito à férias, só que assim, eles tiram um médico e não colocam ninguém no lugar. Esse é o problema, sabe? Toda vez é isso.", finaliza.


Em nota, a Prefeitura de Santos informou que, no mês de março, uma médica da família se encontra de férias e gozou de licença-prêmio em outubro de 2023. Portanto, com as ausências justificadas. Em 22 de março de 2024, outra médica apresentou sintomas gripais e teve a agenda remanejada.


Segundo a Prefeitura, os pacientes que estavam agendados para o período da manhã foram contatados por telefone. A Secretaria de Saúde pede aos que não foram localizados que verifiquem na recepção da policlínica se os dados cadastrais estão atualizados. Os pacientes da tarde foram avisados pelos agentes comunitários de saúde presencialmente.


A Policlínica Vila Nova esclarece que a agenda da unidade é aberta toda segunda-feira, o que reduz o número de faltas nas consultas e mesmo os que não conseguiram a vaga naquela semana, passam por acolhimento, onde são avaliadas as prioridades.


Logo A Tribuna
Newsletter