Oito bairros de Santos têm pontos para venda de pescados na Sexta-feira Santa

Iniciativa prevê 11 barracas funcionando; confira os horários

Por: Victor Barreto  -  29/03/24  -  07:05
Atualizado em 29/03/24 - 07:16
Movimento foi grande nesta quinta-feira (28), no Mercado de Peixes, na Ponta da Praia – o que deve se repetir nesta sexta (29)
Movimento foi grande nesta quinta-feira (28), no Mercado de Peixes, na Ponta da Praia – o que deve se repetir nesta sexta (29)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ainda dá tempo de garantir seu peixe para esta Sexta-feira Santa: Santos realiza nesta sexta (29) a Campanha do Pescado 2024. A iniciativa, que vai das 7h às 13h, ocorrerá em oito bairros da Cidade, com 11 barracas comercializando peixes e frutos do mar ao público.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a Secretaria de Finanças e Gestão de Santos (Sefin), não haverá feira livre nesta sexta, e os feirantes do setor de pescados terão a permissão de trabalhar na Rua Dr. Mário Graccho com Rua Professor Francisco Meira, no São Manoel; no Macuco, nos cruzamentos da Rua Campos Melo com as ruas João Guerra e Luiz Gama, além da Avenida Afonso Pena, em frente ao número 342; no Estuário, comerciantes poderão operar na Rua Felipe Camarão, em frente à Loja Novo Macuco.


Comerciantes que desejarem vender no Marapé devem se instalar na Praça Cândido Portinari ou no cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Dr. Carvalho de Mendonça. No Jabaquara, o ponto de comércio definido é a Rua Gastão Vidigal com a Avenida Rangel Pestana. Já no José Menino, fica na Avenida Francisco Glicério com Avenida Pinheiro Machado.


Já na Encruzilhada, a campanha será no cruzamento da Avenida Senador Feijó com a Rua Guedes Coelho. Por fim, na Zona Noroeste, as vendas se concentram na Rua Domingos José Martins, em frente ao número 269, no São Jorge.


Mercado de Peixes

Quinta-feira (28), o Mercado de Peixes da Ponta da Praia apresentava movimento intenso de consumidores pela manhã. A alta na procura por peixes e frutos do mar, pratos tradicionalmente consumidos nas celebrações de Páscoa, foi comemorada pelo comerciante Augusto Viudes, que tem uma barraca no local. “A Páscoa sempre é uma época que vendemos bastante. Neste ano, o movimento ficou para a última hora, como o povo sempre faz”, brinca.


Segundo Viudes, a alta na procura pelos produtos nos feriados aumenta a esperança dos comerciantes após o ano de 2023, considerado difícil para o setor. “Em 2023, houve uma queda muito grande do varejo, cerca de 60%, então esses feriados prolongados nos ajudam a retomar as contas”, afirma.


Ainda segundo o comerciante, neste ano, os consumidores têm procurado por peixes populares, como corvina, tainha e sardinha. Viudes explica, também, que a cada ano a procura por um peixe de ponta diferente aumenta. “Este ano foi a vez da pescada amarela, tanto que a minha até acabou”.


O aposentado Antônio Alves Santos, de 65 anos e morador do Estuário, esteve no Mercado de Peixes e aproveitou para levar camarões para o almoço de Páscoa. “Os preços estão bons e a qualidade do camarão também, então quem vier aqui sai satisfeito”.


O Mercado de Peixes fica na Avenida Governador Mário Covas Jr. 3.050, na Ponta da Praia, e abre sexta das 7h às 15h. Domingo (31), o equipamento abre às 7h e fecha às 18h. No domingo, o mercado funciona das 7h às 15h.


Logo A Tribuna
Newsletter