Mutirão elimina 75 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti em Santos

Ação foi realizada no bairro Gonzaga, nesta quarta-feira (25)

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/11/20  -  00:37
Próximo mutirão será realizado no Boqueirão
Próximo mutirão será realizado no Boqueirão   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti eliminou 75 focos com larvas do inseto, nesta quarta-feira (25), no Gonzaga, em Santos. O inseto é transmissor de doenças como a dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


Ação contou com a participação de 52 agentes de endemias, que visitaram 1.847 imóveis no bairro. O Gonzaga registra 24 casos de dengue em 2020, o maior volume de todos os bairros.


"A maior parte dos focos estava em ralos. Em um condomínio, foram encontradas larvas em 100% dos ralos observados. É necessário que a população mantenha constante vigilância", destacou Ana Paula Favoreto, chefe da Seção de Controle de Vetores em substituição.


Segundo a prefeitura, os moradores e profissionais de limpeza dos imóveis foram orientados a colocar cloro nos ralos. Os representantes da Prefeitura só se retiraram após verificarem que as larvas não estavam mais vivas.


A equipe de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria de Saúde abordou os pedestres com orientações e esclarecimentos sobre as formas de prevenção e as principais características das doenças transmitidas pelo mosquito.


O próximo mutirão será na quarta-feira (2), em parte do bairro do Boqueirão, cuja vistoria será dividida devido ao grande número de imóveis.


Em 2020, Santos registra 306 casos de dengue, 71 de chikungunya e nenhum de zika. A última anotação de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década 1940.


Logo A Tribuna
Newsletter