Mutirão do Gapa/BS realiza 76 testes de HIV pela saliva

Quem perdeu o exame pode fazê-lo gratuitamente ao longo da semana, por meio de agendamento prévio

Por: De A Tribuna On-line  -  01/12/18  -  23:14

Um mutirão realizado neste sábado (1º) pelo Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa/BS) realizou 76 testes de HIV pela saliva. A iniciativa marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e superou a expectativa da direção da entidade.


Os testes foram realizados em menos de cinco horas, com cadastro e atendimento de monitores da entidade, acompanhados de técnicos do Serviço de Atendimento Especializado da Prefeitura de Santos.


HIV pode permanecer no organismo por 10 anos, sem qualquer sintoma
HIV pode permanecer no organismo por 10 anos, sem qualquer sintoma   Foto: Divulgação/Gapa

Segundo o Gapa, jovens, adultos e idosos procuraram a sede, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 278, para o teste preventivo. O tempo de espera, entre a triagem, coleta de material e resultado, não chegou a 15 minutos.


O vírus HIV pode permanecer no organismo humano por até 10 anos, sem que haja qualquer sintoma, mas, mesmo assim, o infectado pode transmitir o vírus para outras pessoas, por isso a importância do teste.


O Gapa ressalta que as pessoas que não puderam comparecer ao mutirão podem fazer o teste de segunda a sexta-feira, gratuitamente. Mas é preciso agendar dia e horário pelo telefone 3222-3109.

Os testes gratuitos também podem ser feitos na Zona Noroeste, em parceria com a Sociedade de Melhoramentos da Vila Gilda (Caminho da Capela, 65), sempre às terças-feiras, das 15 às 17h.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter