Moradores do Morro Santa Maria relatam danos após tempestades em Santos

Munícipes se mobilizaram para arrecadar materiais para ajudar os vizinhos

Por: Gabriel Ojea  -  18/11/20  -  21:47
Arvores caíram sobre residências na noite desta segunda-feira (16)
Arvores caíram sobre residências na noite desta segunda-feira (16)   Foto: Reprodução/Viver no Morro e Região

A tempestade que atingiu Santos na noite desta segunda-feira (16) causou danos em algumas residências no morro Santa Maria. As fortes rajadas de vento - que atingiram a velocidade de 120 km/h - fizeram com que telhas fossem arrancadas e árvores atingissem algumas casas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Diversos moradores relataram os danos causados no local. Lidiane Diniz perdeu parte do telhado e uma porta de sua casa. “Preciso de umas oito telhas, mas até agora não consegui”, afirma a moradora, que teme as chuvas intensas que estão previstas para a cidade.


Lidiane conta que funcionários da Defesa Civil estiveram no local durante a tempestade, e que instruíram os moradores a deixarem as residências caso a ventania continuasse. “Eles pegaram os nomes e fizeram uma ficha e mais nada”, relata a moradora.


Lidiane teve que realizar remendos provisórios em seu telhado para evitar com que chovesse mais dentro de sua casa
Lidiane teve que realizar remendos provisórios em seu telhado para evitar com que chovesse mais dentro de sua casa   Foto: Arquivo Pessoal/Lidiane Diniz

Segundo apurado por ATribuna.com.br  junto a Defesa Civil, os moradores foram orientados a passarem a noite fora de casa, em abrigos oferecidos por parte do Município. A Prefeitura afirma que novas vistorias serão conduzidas para melhor avaliar a situação de cada moradia e será dado o devido apoio aos munícipes afetados.


O volume de chuvas em Santos já ultrapassou a média histórica para o mês de novembro. A quantidade de precipitação teve um desvio de 9,48% da marca para o período em apenas 17 dias. Boa parte desse valor aconteceu em função do temporal da noite de segunda.


Iniciativa para ajudar


Mediante a situação que se encontram as moradias na região dos morros, o dono da página do Facebook ‘Viver no Morro e Região’, Edinho Batista, iniciou uma divulgação para arrecadar materiais para auxiliar na reconstrução das moradias.


“O pessoal lá está precisando de madeiras, madeirites, caibros e telhas, materiais de higiene e limpeza e nós estamos arrecadando”, afirma o dono da página.


Para colaborar, basta entrar em contato via o WhatsApp de Edinho através do número (13) 98883-9615.


Logo A Tribuna
Newsletter