Moradores do Gonzaga tentam resgatar galo que está à solta pelo bairro, em Santos; vídeo

Animal apareceu no fim de semana, e foi visto em fios de alta tensão e telhados da Rua Bahia

Por: Marcela Ferreira  -  09/07/20  -  21:32

Moradores do Gonzaga se depararam com um novo mascote nesta semana. Um galo apareceu nas imediações da Avenida Marechal Deodoro com a Rua Bahia, e o animal foi ‘adotado’ pelos moradores e comerciantes da região, que agora tentam resgatá-lo para que ele vá para um local mais adequado. Chamado nas redes sociais de ‘Galinho do Gonzaga’, ele aparece empoleirado em fios de alta tensão e foi visto em telhados.


Moradora do local e ativista pelos direitos dos animais, Mara Campos Vergal, de 59 anos, conta que está tentando mobilizar um grupo de pessoas que queiram ajudar a levar o galo para um local mais adequado, como uma fazenda ou um santuário que resgata aves.


Os moradores afirmam que o galo e outras galinhas caíram de um caixote quando eram transportados em um caminhão na madrugada do dia 4 de julho. Com o barulho, as pessoas passaram a procurar os animais, e algumas galinhas foram adotadas, enquanto outras foram levadas por moradores de rua. Mara conseguiu resgatar uma das galinhas.


Galo fugiu para cima de telhado de estabelecimento comercial no Gonzaga
Galo fugiu para cima de telhado de estabelecimento comercial no Gonzaga   Foto: Arquivo pessoal

“O galinho ainda está por aqui, mas é difícil de pegar porque ele voa para os telhados. Uma comerciante está tentando me ajudar, e agora ele está no telhado do Conselho Tutelar”, conta. Mara foi quem publicou nas redes sociais sobre a busca pelo Galinho do Gonzaga, que acabou virando atração.


“Eu entrei em contato com a polícia, eles vieram rapidamente, mas disseram que não tinha queixa a fazer. Outras pessoas entraram em contato com a Zoonoses e Corpo de Bombeiros, mas eles não vieram”, explica Mara.


Galo foi visto 'passeando' pelo Gonzaga nesta semana
Galo foi visto 'passeando' pelo Gonzaga nesta semana   Foto: Fotos: Arquivo pessoal/Karina Luis/Martha Helena

A ativista conta que se preocupa com a segurança do animal, que está solto pelas ruas. “Ele é uma atração, as pessoas ficam encantadas de ver ele em cima do fio, mas ele corre risco, essa é a questão. Ele é uma graça, porque ele canta ao meio-dia, está super feliz solto por aí, mas não tem noção do perigo que ele tá correndo”, finaliza.


Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos informa que não foi notificada sobre o caso relatado. A Codevida não recolhe animais. Caso o dono do animal seja identificado, ele recebe notificação e multa no caso de reincidência. Denúncias podem ser feitas junto à Ouvidoria, Transparência e Controle pelo site.


Galo apareceu empoleirado em fios de alta tensão, e preocupou moradores
Galo apareceu empoleirado em fios de alta tensão, e preocupou moradores   Foto: Arquivo pessoal/Karina Luis

Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter