Moradores da Baixada Santista se queixam de 'água amarelada' em torneiras

Vários flagrantes foram feitos por munícipes de São Vicente, Santos e Cubatão. Segundo eles, problema ocorre há cinco dias

Por: Cássio Lyra  -  09/12/20  -  16:41

Moradores das cidades de São Vicente, Santos e Cubatão fizeram vídeos e postaram fotos nas redes sociais durante toda a terça-feira (8) reclamando que a água que saia das torneiras de suas casas estava com uma coloração amarelada.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços


Michel Ferreira de Jesus, de 34 anos, mora na Vila Margarida, em São Vicente, e afirmou que a água possui essa 'cor estranha' há, pelo menos, cinco dias. Funcionário de uma padaria no mesmo bairro, ele afirmou que o problema ocorre, também, no estabelecimento.


"Já tem pelo menos uns cinco dias que encontramos a água desse jeito. Nesse tempo todo não vi ninguém da Sabesp fazendo qualquer tipo de manutenção. Acordo de madrugada para ir trabalhar, quando vou escovar os dentes, dá pra sentir a água muito forte e bastante amarelada", afirma.


Desde que reparou o problema no abastecimento de casa, Michel afirma que ainda utiliza água para os afazeres domésticos e de higiene, como lavar a louça, roupas e tomar banho, por exemplo.


"Não temos outro jeito, só não usamos para consumo. Estou comprando diariamente de 3 a 4 garrafas de 2 litros para beber", explica.


Não bastasse ter problema de água amarelada em casa, Michel disse que na padaria em que trabalha ocorre o mesmo problema
Não bastasse ter problema de água amarelada em casa, Michel disse que na padaria em que trabalha ocorre o mesmo problema   Foto: Arquivo pessoal/Michel Ferreira

Outros locais


A partir da postagem de Michel nas redes sociais, outras pessoas citaram os mesmos problemas, inclusive em outras cidades, como Santos e Cubatão.


A Reportagem relatou problemas com a água amarelada saindo das torneiras em muitos bairros das três cidades.


Em São Vicente, foram relatados problemas na Vila Margarida, Parque Bitaru, Parque São Vicente, México 70, Quarentenário, Vila Fátima, Jóquei Clube, Náutica, Vila Cascatinha e Vila São Jorge.


Em Santos os problemas ocorreram no Jardim Castelo, Jardim São Manoel, Rádio Clube, Vila São Jorge, Santa Maria, Areia Branca, Jabaquara, Alemoa, Chico de Paula, Bom Retiro, Vila Mathias e nos morros.


As reclamações vieram também de Cubatão, nos bairros Jardim Casqueiro e Vila São José.


Resposta


Em nota, a Sabesp informou que acionou equipes para vistoriar endereços onde a situação da 'água amarelada' foi registrada, para identificar o ocorrido pontualmente em cada caso e tomar as medidas necessárias.


A respeito do imóvel de Michel, a Sabesp informou que não houve registros nos canais de atendimento a respeito dos problemas do abastecimento.


Em atenção a este caso, técnicos vistoriaram o local onde moradores afirmaram não estarem com nenhuma anormalidade no fornecimento de água e os testes realizados hoje (terça-feira, dia 8) confirmaram tal afirmação.


A empresa pede para que, diante de qualquer ocorrência, a população entre em contato imediatamente pela Central de Atendimento, para que o endereço seja vistoriado. O telefone funciona gratuitamente, durante 24h, nos números 0800 0550195 ou 195.


Moradores de bairros de São Vicente, Santos e Cubatão se queixaram da qualidade da água que tinha coloração amarelada nesta terça-feira (8)
Moradores de bairros de São Vicente, Santos e Cubatão se queixaram da qualidade da água que tinha coloração amarelada nesta terça-feira (8)   Foto: Reprodução/Facebook

Logo A Tribuna
Newsletter