Missa na Catedral de Santos inicia Campanha da Fraternidade entre os católicos da região

Ação deste ano tem com o tema 'Fraternidade e vida: dom e compromisso'; Igreja pretende chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/02/20  -  20:01
Ação deste ano tem com o tema 'Fraternidade e vida: dom e compromisso'
Ação deste ano tem com o tema 'Fraternidade e vida: dom e compromisso'   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, na Catedral de Santos, abriu, na manhã desta quarta-feira (26), a celebração da Quaresma. O período de reflexão da comunidade católica é um preparativo para a Páscoa, que representa a ressurreição de Cristo. O ato litúrgico também marcou o início da Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema 'Fraternidade e vida: dom e compromisso'.


Sob o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10, 33-34), a campanha deste ano tem como pilar a parábola do Bom Samaritano, que inspira e ensina o compromisso de cuidar do dom da vida. “Educar a partilha e a caridade para repartir o pão com os mais necessitados”, proferiu Scaramussa, durante a tradicional missa de quarta-feira de Cinzas.


Trata-se de uma homenagem à Santa Dulce dos Pobres – primeira santa brasileira, canonizada pela Igreja Católica no ano passado –, já que é uma figura considerada inspiração de caridade. A proposta é chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância. 


Também incentiva todos os cidadãos a exercitarem a empatia e desenvolverem a capacidade de cuidar do próximo. “Construir a vida na dignidade da pátria, com direito à cidadania e ao bem comum”, continua Scaramussa. 


Logo A Tribuna
Newsletter