Ministro do Meio Ambiente inicia, em Santos, Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar

Cidade foi escolhida pelo Governo Federal para abrir a programação pelos esforços de proteção ambiental e para o mapeamento da origem dos resíduos que são descartados no mar

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  22/03/19  -  11:20
Atualizado em 22/03/19 - 11:59
Meio Ambiente vira novo foco de crise no governo
Meio Ambiente vira novo foco de crise no governo   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Santos será palco hoje do início do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). A Cidade foi escolhida pelo Governo Federal para abrir a programação pelos esforços de proteção ambiental e para o mapeamento da origem dos resíduos que são descartados no mar. O ponto alto será a inauguraçãodeuma escultura de tubarão-baleia, na PraiadoGonzaga.


A proposta é uma das metas nacionais prioritárias dos 100 primeiros dias do Governo Federal e fazparte daAgendaNacional deQualidadeAmbiental Urbana – que também inclui ações relacionadas à gestão de resíduos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, qualidade das águas e saneamento e áreas contaminadas. 


Em Santos, os trabalhos vão começar a partir das 9 horas, na Praça Deputado Eusébio Rocha, no Jardim São Manoel – Rua Francisco Meira, próximo ao número 400. No local, o ministro participa de uma ação de limpeza do manguezal.


“Trata-sede uma campanha com o intuito de sensibilizar e educar osmoradores daquelas comunidades sobre a importância da preservação ambiental”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, MarcosLibório.


SIMBOLISMO


Às10h30,a comitiva se dirige ao Gonzaga para a inauguração da escultura doTubarão-Baleia. De autoria do artista plástico Siron Franco, a armação de metal com 15 metros de comprimento ficará próxima à ConchaAcústica.


O objetivo é que ela seja preenchida com o lixo retirado das águas. O formato da escultura é simbólico: considerado a maior espécie de peixe, o tubarão-baleia é apontado como uma das mais ameaçadas pela ingestãodeplásticoemicroplástico depositados no marpelohomem.


Ao meio-dia, o ministro se dirige à Capitania dos Portos, onde embarca em helicóptero para Ilhabela, no Litoral Norte, em continuação do lançamento do plano federal de combate aolixonomar.


O Brasil conta com 274 municípios costeiros distribuídos em 17 estados e em 8.500 quilômetros de costa


Logo A Tribuna
Newsletter