Maratona internacional vai reunir fãs de games da Baixada Santista

Global Game Jam, que será realizado de forma on-line, está com inscrições abertas e acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/01/21  -  00:00
O empreendimento visa estimular a cooperação entre universidades e empresas
O empreendimento visa estimular a cooperação entre universidades e empresas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Santos será a sede mundial de criadores de jogos eletrônicos. Pela segunda vez, a cidade abrigará o encontro regional do Game Jam do mundo, evento internacional que reúne desenvolvedores e interessados no segmento mais cresce na indústria do entretenimento mundial. O evento será entre os dias 27 e 31 de janeiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na edição deste ano, a Global Game Jam será totalmente on-line e com maior duração. Os interessados em participar pela sede regional devem preencher o formulário virtual. A inscrição é gratuita.


A atividade é organizada na região pela Universidade São Judas – Campus Unimonte com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Parque Tecnológico de Santos e Secretaria de Planejamento e Inovação. Para participar, não é preciso ser aluno da instituição nem ter experiência prévia com desenvolvimento de jogos. Também não é necessário ser morador da Baixada Santista.


“Há espaço para iniciantes ou profissionais e todos os tipos de habilidades são importantes, como arte, design, música, programação e modelagem”, explica o professor Danilo Bezerra, do curso de Jogos Digitais da São Judas – Unimonte. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil do grupo Baixada Santista GameDev na rede social Facebook.


Missão


A missão desse evento mundial é capacitar indivíduos a aprender, experimentar e criar juntos por meio do desenvolvimento de jogos. É uma espécie de maratona em que todos os participantes podem formar grupos e cada grupo é desafiado a fazer jogos baseados no mesmo tema, com ciclo de desenvolvimento de 48 horas de duração.


Em sua segunda edição, a Global Game Jam será realizada simultaneamente em 476 lugares de 87 países. No Brasil, está prevista em 30 locais.


Mercado de trabalho


A carreira de desenvolvimento de games está em constante expansão no País e é oportunidade de geração de emprego e renda, especialmente para o público jovem. A Cidade vem incentivando o setor por meio dos encontros de desenvolvedores de games e eventos como o Santos Criativa Festival Geek, criado em 2017.


Uma das propostas do governo municipal é criar uma Incubadora para Desenvolvimento de Games no Parque Tecnológico de Santos, que ganhou ampla e moderna sede de 7,2 mil metros quadrados no final de 2020, além do cultivo permanente de grupos de desenvolvedores da região.


Logo A Tribuna
Newsletter