Jovem de Santos luta para realizar sonho de ser médica, mas teme custos

Família de Vitória Calixto já fez empréstimos e até vendeu carro, mas recursos acabaram

Por: ATribuna.com.br  -  27/04/24  -  08:16
Atualizado em 30/04/24 - 19:15
Vitória está no 5º semestre de Medicina
Vitória está no 5º semestre de Medicina   Foto: Arquivo pessoal

Uma vida simples movida por um grande sonho: cuidar de pessoas. É somente isso que Vitória Calixto Monteiro, de 23 anos espera conquistar daqui a alguns anos ao terminar a graduação em medicina. Mas como todo objetivo, para alcançá-lo é necessário enfrentar alguns desafios. No caso da jovem, ela encontrou o financeiro para tentar driblar e agora pede ajuda para poder conquistar o sonho e arcar com os pagamentos da mensalidade do curso. A estudante conversou com A Tribuna e contou um pouco das dificuldades que vem enfrentando para terminar o curso.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Ela nunca se imaginou fazendo outra coisa. Ao tentar se arriscar em outras profissões, nada lhe fazia o coração bater mais forte como a medicina. “Desde novinha tive o sonho de ser médica, sempre admirei muito a profissão. O que mais me encanta é o cuidado com as pessoas, o contato com pacientes, conhecer histórias, poder ajudar alguém a se sentir melhor”.


Ela conta que já na faculdade, enquanto acompanhava uma das aulas práticas, viu uma professora em uma ala de pacientes que faziam diálise, e ao ver o quando a profissional era amada, percebeu que também queria isso para sua vida. “Eu achei lindo. Além de cuidar deles, ela sabia a história de cada um que passava ali e isso fazia toda a diferença. Ali eu entendi que era isso que eu queria fazer”, conta.


Desafio

Mas para chegar na faculdade, alguns obstáculos tiveram de ser enfrentados. Foram três anos e meio fazendo cursinho para tentar entrar em uma universidade federal, onde o curso é gratuito, mas infelizmente Vitória não conseguiu por conta da concorrência.


Mesmo assim, a família da jovem não quis que ela desistisse do sonho e fez o possível e o impossível para que ela pudesse estudar. Em 2022, Vitória conseguiu se matricular na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), onde atualmente cursa o 5º semestre de medicina.


A cada semestre era uma luta diferente para conseguir pagar as mensalidades. O carro da família foi vendido, financiamento estudantil e empréstimos foram realizados, até os recursos acabam. “Sentia muita culpa de ver minha família ‘se afundando’ pra que eu pudesse viver esse sonho, mas graças a Deus ela é minha força e nunca me deixou pensar dessa forma. (Os familiares) Sempre disseram que fariam tudo de novo pra que eu conseguisse estudar”, comenta.


Como não conseguiu mais pagar, hoje as parcelas do 5º semestre estão em aberto. Mesmo sem perspectivas e vivendo com a insegurança de ter que deixar o curso, que tem duração de 12 semestres, Vitória não deixa o otimismo de lado. “Não nasci em berço de ouro, mas mesmo sem ver solução, não parei de estudar e tenho vivido pela fé. Eu sei que chegar até aqui já é um milagre e eu quero viver esse milagre até o fim”, relata a jovem.


Vaquinha

Para tentar terminar de pagar a faculdade, Vitória teve ideia de fazer uma vaquinha e publicar nas redes sociais. A meta de arrecadação é de cerca de R$ 96.400,00, e no momento, ela já conseguiu pouco mais de R$ 14 mil. “Eu preciso quitar o semestre anterior e o atual para prosseguir na faculdade, sei que o desafio é grande, mas creio que para o Senhor é possível. Por isso peço ajuda”, declara.


Quem quiser colaborar, pode acessar a vaquinha por meio dolink.


Logo A Tribuna
Newsletter