Inclusão digital é o maior desafio no Dia do Idoso

Representante da União vem a Santos para a entrega de equipamentos de informática

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  01/10/19  -  21:38
Com equipamentos da União, Santos promete formar seis turmas voltadas a pessoas com mais de 60 anos
Com equipamentos da União, Santos promete formar seis turmas voltadas a pessoas com mais de 60 anos   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Três em cada dez brasileiros terão 60 anos ou mais em 2050 e as estimativas apontam que a população idosa no País passará dos atuais 24 milhões (17% do total) para 66,5 milhões (29,7%). Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) acendem o alerta para o envelhecimento saudável dessa faixa etária e marcam o Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1). 


Os desafios foram citados nesta segunda-feira (30) pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes Toninho Costa. Ele esteve em Santos para a entrega de equipamentos de informática do Laboratório de Inclusão Digital para Idosos, da Vila Criativa Sênior (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260, Embaré). 


Santos foi a 11ª cidade a firmar acordo com a União, intermediado pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP). Os equipamentos são custeados pelo programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, do Governo Federal. “São pessoas invisíveis do ponto de vista tecnológico. O programa federal visa preparar esse público com noções computação e internet”.  


A ideia é implantar 100 unidades do programa pelo Brasil. A segunda sede santista foi confirmada por Costa nesta segunda-feira (30) e deve ser instalada na Zona Noroeste.  


Inversão 


Estima-se que, em 2030, haja uma inversão no cenário demográfico: os números absoluto e percentual de pessoas no País com 60 anos ou mais vão ultrapassar o de crianças de até 14 anos. “Serão muitos e viverão mais. A OMS alerta que a estimativa de vida dos brasileiros está aumentando. Em 2050, as projeções são de que mulheres viverão ente 96 e 100 anos, já os homens, entre 86 e 87 anos”.  


Segundo Costa, o Governo Federal deve preparar os órgãos públicos para acolher a Terceira Idade. “Estamos atrasados, mas ainda dá tempo”, cita ele, ao dizer que os pilares dessa ação deveriam ter saído do papel em 2010. 


Desafio  


O secretário nacional destaca que Santos serve de exemplo para a implementação de programas e políticas de valorização das pessoas com mais de 60 anos. Isso porque a Cidade é uma das que, proporcionalmente, possui maior número de idosos. “O Município que trabalha a pessoa idosa é um lugar inteligente”.  


De acordo com o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), um em cada quatro santistas tem 60 anos ou mais. “Temos uma população idosa numerosa, ativa e que participa de atividades nos equipamentos públicos”, diz o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Ele citou um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) que colocou Santos como a melhor cidade para se viver na Terceira Idade. 


Serviço 


O Laboratório de Inclusão Digital para Idosos fica na Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260, no Embaré. As aulas serão ministradas por alunos voluntários do curso de Sistema de Informação da Unisanta. São previstas seis turmas sobre noções básicas de internet, computação e empreendedorismo das pessoas com mais de 60 anos. Divulgação de datas e horários será feira pelo Diário Oficial, ainda sem prazo. No evento desta segunda-feira (30), também ocorreu a reativação da Rádio 60.0. A programação está disponível no site.  


Logo A Tribuna
Newsletter