Hospedagem especial para trabalhadores da Saúde de Santos tem início no sábado, diz prefeito

Medida é defendida pelo Poder Público para reduzir o risco de contágio por esses trabalhadores aos seus familiares, no regresso ao lar

Por: Eduardo Brandão  -  09/04/20  -  15:38
Durante a pandemia, os servidores públicos do setor ficarão hospedados no hotel Monte Serrat
Durante a pandemia, os servidores públicos do setor ficarão hospedados no hotel Monte Serrat   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Nova estratégia para o enfrentamento da pandemia de covid-19 terá início neste sábado (11), em Santos. Noventa quartos de um hotel no centro da cidade serão direcionados para abrigar os profissionais da rede municipal de Saúde. A medida é defendida pelo Poder Público para reduzir o risco de contágio por esses trabalhadores aos seus familiares, no regresso ao lar.


A data foi informada, nesta quarta-feira (8), pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), depois de formalizados os acordos de locação do espaço e de fornecimento de alimentação. "Esses trabalhadores estão intranquilos, inseguros e preocupados com a saúde de seus familiares. Eles estão na linha de frente e as baixas (por infecção dos profissionais) são prejudiciais à sociedade”, diz


Durante a pandemia, os servidores públicos do setor ficarão hospedados no hotel Monte Serrat (Rua Bittencourt, 130, na Vila Nova). Barbosa destaca que a adequação do espaço para receber os hóspedes já está ocorrendo, como a desinfecção e higienização no entorno do local. A adesão será voluntária, por meio de um cadastro dos trabalhadores interessados, diz a prefeitura.


O prefeito explica que serão quatro refeições ao dia para os servidores acomodados no empreendimento, durante a pandemia. Não haverá custo aos profissionais. A aquisição dos insumos ocorrerá no comércio santista, como forma de minimizar os reflexos da crise financeira com as medidas de isolamento social. “Estamos dando toda assistência para a segurança desses trabalhadores”. 


Barbosa não descarta ampliar a quantidade de leitos oferecidos à categoria. A proposta de acomodação desses trabalhadores em hotéis ociosos partiu do deputado estadual Kenny Pires Mendes, o Professor Kenny (PP). Ele destinou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil, para Santos a fim de arcar com os custos extras da medida. 


Guarujá também estuda ação semelhante. Na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais da saúde pagam um preço alto: são os mais expostos ao contágio. Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado nesta quarta-feira (8), indica que 2,6 milhões de profissionais da área de Saúde apresentam risco de contágio acima de 50% pela covid-19.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter