Grupo pleiteia monumento a José Bonifácio no Centro de Santos

Homenagem tem como objetivo celebrar o bicentenário da Independência do Brasil

Por: Da Redação  -  14/06/19  -  20:30
  Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Um monumento para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil – comemorado em 2022 – e homenagear José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). É o que pretende o movimento Pró-Memória ao santista ilustre na Praça Barão do Rio Branco.


A ideia foi revelada pelo presidente da organização, Arlindo Salgueiro, durante os atos em comemoração ao aniversário de nascimento de José Bonifácio, em frente ao Pantheon dos Andradas, no Centro. “Pensamos num concurso para que universitários possam criar a parte da arquitetura [da praça]”, afirma.


Sem estimar valores, Salgueiro cita que a ideia é fazer um monumento ao Patriarca em frente ao Pantheon. O presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Luiz Dias Guimarães, defende a transformação daquela região em uma esplanada.


“O que seria essencial até mesmo para o turismo”, afirma. Em nota, a prefeitura diz discutir as propostas como Movimento Pró-Memória José Bonifácio.


Debatidos desde 2006, os planos de criar um Memorial a José Bonifácio - espécie de museu – sequer saiu do papel. O motivo: a falta de um espaço. Antigo prédio anexo da Câmara de Santos, no Centro, foi cogitado, mas questões burocráticas emperraram o empreendimento.


Salgueiro aponta novo local: o imóvel que abrigou até o ano passado a Escolástica Rosa. “Depende de verba. O local abrigaria não apenas o acervo de José Bonifácio, mas todos os personagens históricos da cidade”. Em nota, a administração afirma que o plano do Memorial depende “de investimentos para ser viabilizado”.


Logo A Tribuna
Newsletter