Governo do Estado inaugura viaduto Alemoa, na nova entrada de Santos

Entrega das placas foi virtual, através de live conduzida pelo vice-governador Rodrigo Garcia

Por: Matheus Müller  -  08/07/20  -  23:02
Governo do Estado inaugura viaduto Alemoa, na nova entrada de Santos
Governo do Estado inaugura viaduto Alemoa, na nova entrada de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou, na manhã desta quarta-feira (8), o viaduto Alemoa no Km 64+650 e da passarela no Km 64+350 da Rodovia Anchieta. A obra faz parte da Nova Entrada de Santos e promete facilitar a ligação entre o Porto de Santos e a Capital. 


A entrega das placas foi virtual, através de live conduzida pelo vice-governador Rodrigo Garcia. Participaram do evento o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o secretário do Estado de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto, além de dirigentes da Artesp e do Grupo EcoRodovias – responsável pelo serviço.  


"Hoje é um dia de muita alegria. Estamos desenvolvendo o maior projeto viário da história de Santos, com quase R$ 1 bilhão de investimento. São quatro viadutos e uma ponte (ao todo), somando todos os esforços da prefeitura e Governo do Estado", disse Barbosa. 


Obra foi inaugurada nesta quarta-feira (8)
Obra foi inaugurada nesta quarta-feira (8)   Foto: Reprodução/Ecovias

O prefeito destacou ainda que o novo viaduto é "fundamental para o Porto" e lembrou o incêndio em abril de 2015 na Ultracargo, que durou nove dias e chegou a bloquear o acesso à capital. 


"Tínhamos apenas um viaduto que fazia a saída da região da Alemoa, onde ocorria o incêndio. Hoje, o Governo do Estado da uma contribuição ao Brasil, ao maior Porto da América Latina, que concentra um terço das exportações, do PIB brasileiro, com esse novo viaduto, com essa alça que fara a conexão da Alemoa com o sistema Anchieta imigrantes", comemorou.  


Machado Neto reforçou: "Esse importante viaduto vai melhorar ainda mais o fluxo de chegada e saída do Porto de Santos, que tem volume expressivo de caminhões e de veículos de serviço. Haverá uma melhoria na dinâmica da entrada de Santos, acessos locais, melhoria na travessia de segurança para os pedestres, com novas passarelas". 


Fim das obras


Barbosa ainda aproveitou o evento para reforçar o término das obras em 2020. "Nesse 2º semestre a EcoRodovias vai entregar o Viaduto do Piratininga, que está quase pronto, nós vamos entregar nos próximos dias o viaduto da cidade e, até o final do ano, tudo estará concluído".


Estado assume viaduto


O prefeito e o vice-governador relembraram que o projeto do sistema viário da entrada de Santos começou no governo Geraldo Alckmin (PSDB) e que foi continuado pelo governador João Doria (PSDB) que, de acordo com Barbosa, assumiu responsabilidades do Governo Federal.


"Haverá uma melhoria na dinâmica da entrada de Santos, acessos locais, melhoria na travessia de segurança para os pedestres, com novas passarelas", diz Machado Neto   Foto: Alexsander Ferraz/aT

"Essa alça não era de responsabilidade inicialmente do governo estadual.  Dada a ligação com o Porto, essa alça seria executada pelo Governo Federal. Como a União não assumiu (o compromisso), como nenhuma outra (obra), o Governo do Estado assumiu e hoje está entregando", ponderou o chefe do Executivo santista. 


Segundo Garcia, a prioridade do atual governo foi “acelerar e concluir as obras em andamento e buscar novas alternativas de obras”. Ele citou a continuidade do projeto do VLT, que chegará ao Centro de Santos – anúncio feito na segunda-feira (6).


Logo A Tribuna
Newsletter