Gapa realiza testagem gratuita de HIV neste sábado em Santos

Mutirão será realizado na sede da entidade, das 9h às 14h; pacientes irão vender bijuterias e artesanato

Por: De A Tribuna On-line  -  22/03/19  -  20:25
HIV pode permanecer no organismo por 10 anos, sem qualquer sintoma
HIV pode permanecer no organismo por 10 anos, sem qualquer sintoma   Foto: Divulgação/Gapa

O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (Gapa/BS) realiza testagem gratuita para detecção do vírus HIV neste sábado (23), na sede da entidade, em Santos. O exame é feito a partir da coleta de fluido oral (saliva), sendo rápido, indolor e sigiloso.


De acordo com o Gapa/BS, com o aumento alarmante da incidência do vírus em pessoas com 60 anos ou mais (mulheres, em particular), o mutirão quer atingir em especial essa faixa etária, embora o atendimento seja aberto a todos os interessados. No caso de resultado positivo, é feito o encaminhamento necessário para medicação e tratamento. O Gapa/BS é a única Organização Não-Governamental (ONG) que realiza o teste por fluido oral na Baixad Santista.


Uma vez constatada a infecção, o vírus pode permanecer no organismo humano por até dez anos, sem qualquer sintoma; o infectado, no entanto, pode transmitir o vírus para outras pessoas.


Ainda no sábado, excepcionalmente, o Gapa/BS manterá aberto o bazar (durante o período do mutirão), onde a população poderá encontrar roupas e calçados novos e semi-novos, artigos de decoração, CDs, livros e muito mais. Além disso, também haverá a venda de bijuterias, roupas customizadas e artigos artesanais produzidos por pacientes atendidos pela entidade, durante as oficinas realizadas semanalmente.


O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista fica na Avenida Epitácio Pessoa, 278, no bairro Embaré. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3222-3109.


Logo A Tribuna
Newsletter