Explosão de transformador assusta moradores do Gonzaga, em Santos; vídeo

Caso ocorreu por volta da 23h15 desta terça-feira (18); Bombeiros e CPFL foram acionados

Por: De A Tribuna On-line  -  19/06/19  -  11:15
Atualizado em 19/06/19 - 11:23

A explosão de um transformador assustou moradores do bairro Gonzaga, em Santos, na noite desta quarta-feira (18). Por causa dos seguidos estouros, o Corpo de Bombeiros e CPFL foram acionados.


De acordo com moradores, o problema teve início por volta das 23h. "Estava conversando com umas amigas por whatsapp e percebi que as luzes do meu quarto estavam ficando fracas, mas eu não estranhei, porque como elas são antigas, pensei que era tempo de trocá-las. Aí apaguei para poupar energia e peguei um abajur", relatou a jornalista Natasha Guerrize.


No entanto, ao ir tomar banho, ela verificou que a energia das lâmpadas, que são mais novas, também oscilavam. Na sequência, o sinal de wi-fi também deixou de funcionar. Quinze minutos depois do início dos problemas, ocorreu a primeira explosão. Neste momento, a jornalista decidiu filmar o ocorrido.


"Foi quando apagou tudo de uma vez e deu um estouro muito forte na rua. E o primeiro carro de bombeiros veio assim que estourou.O transformador pegava fogo, e aí fui gravar o vídeo. Tomei o susto com o primeiro estouro. Depois que desliguei (o vídeo), foram vários outros. Os Bombeiros precisaram esperar a chegada da CPFL. Como o transformador fica ao lado de uma árvore, era arriscado", comentou Natasha.


A energia foi restabelecida somente durante a madrugada desta quarta-feira (19). Ainda de acordo com a moradora, não é a primeira vez que este tipo de situação acontece. "Ele (transformador) fica colado a uma árvore e não é a primeira vez que tem explosões do tipo. Geralmente, elas acontecem quando há mudança de tempo, quando vem um forte dilúvio acompanhado de raios", disse a jornalista.


Em nota, a CPFL Piratininga informou que, após desligamento de um transformador na noite desta terça-feira (18), enviou equipes ao local mencionado para a manutenção do equipamento e o restabelecimento do serviço com a maior agilidade possível. A distribuidora esclareceu que, devido à complexidadedos reparos necessários,foi possível retomar o serviço paratodos os consumidores por volta das 4h50. A empresa irá avaliar quais foram as causas do desligamento.


Acompanhia reforçou ainda que, somente em 2018, investiu R$ 53,8 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico para os seus 631 mil clientes na Baixada Santista. O número inclui as cidades de Santos, Cubatão, Praia Grande, distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá) e São Vicente. As melhorias fazem parte do trabalho contínuo para ampliar a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia oferecido pela distribuidora, que atende, ao todo, 1,7 milhão de consumidores.


Árvore próxima a transformador causa preocupação a moradores do Gonzaga
Árvore próxima a transformador causa preocupação a moradores do Gonzaga   Foto: Natasha Guerrize/Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter