Estudos no antigo lixão da Alemoa terão início no próximo mês

Empresa de Santo André terá seis meses para realizar análises visando descontaminação

Por: Da Redação  -  29/06/19  -  21:16
Local para depósito de resíduos por 31 anos hoje serve como área de transbordo
Local para depósito de resíduos por 31 anos hoje serve como área de transbordo   Foto: Nirley Sena/AT

Começam entre julho e agosto os estudos para identificar os elementos presentes no solo do antigo lixão da Alemoa, em Santos. Contratada pela Prefeitura por R$ 199 mil, após pregão eletrônico, a empresa Instituto Nacional de Análises e Pesquisas, de Santo André (SP), terá seis meses para terminar o trabalho.


Como noticiou A Tribuna em 4 de maio, a análise servirá de base para a descontaminação do aterro sanitário, desativado em 2003, e da área de transbordo de resíduos para o aterro no Sítio das Neves, na Área Continental. Aárea de mangue na Alemoa tem 400 mil metros quadrados (m2) e recebeu lixo entre 1972 e 2003, quando o aterro sanitário foi desativado, após um TAC entre Cetesb, Prefeitura e Ministério Público


A empresa terá de identificar os materiais existentes no velho depósito de lixo e indicar técnicas de limpeza e gerenciamento do local, que recebeu resíduos domésticos durante 31 anos, a partir de 1972.


Em princípio, segundo a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), o ambiente contém metano, um gás incolor formado pelo acúmulo e pela decomposição de lixo.


Prefeitura, Cetesb e Ministério Público do Estado (MPE) firmaram em 1992, pela primeira vez, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar fim à poluição do espaço. Outro TAC foi assinado em 2000, ano seguinte a uma ordem judicial para o fim do lixão.


A Cetesb emitiu licença para a operação do aterro no Sítio das Neves em 1996, mas o Município só parou de depositar lixo na Alemoa em 2003.


Perto do antigo aterro está a Vila dos Criadores, formada por invasões iniciadas na década de 1990. Ainda sem planos para urbanização do núcleo, vivem ali cerca de 5 mil pessoas.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter