Estado de saúde de golfinho que encalhou em praia de Santos é considerado crítico; VÍDEO

A fêmea, da espécie cachalote-pigmeu, está sendo acompanhada pelo Instituto Gremar

Por: ATribuna.com.br  -  04/07/23  -  14:39
A fêmea, de três metros, está em estado crítico, mas ativo
A fêmea, de três metros, está em estado crítico, mas ativo   Foto: Instituto Gremar

O golfinho da espécie conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), que encalhou na Praia do José Menino, em Santos, na manhã de domingo (2), está em estado crítico, mas ativo, segundo o Instituto Gremar, que está cuidando do animal.


A fêmea juvenil, com três metros de comprimento, tem uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca. Ela foi encaminhada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, onde é monitorada por 24 horas. A ação é um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


Neste momento, ela ocupa um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde recebe as medicações, além de suplementação vitamínica e alimentação por sonda. As causas de seu encalhe ainda estão sob investigação.


Nesta segunda-feira (3), o golfinho passou por novos exames para avaliação mais detalhada de sua condição clínica.


O golfinho tem uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca
O golfinho tem uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca   Foto: Instituto Gremar

Encalhes

De acordo com a bióloga do Instituto, Rosane Farah, a cachalote-pigmeu é um animal que habita águas tropicais e temperadas, dificilmente avistada próximo à costa. Seus encalhes na região da Bacia de Santos são raros.


Desde 2015, quando se iniciou o monitoramento diário em São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos [PMP-BS], foram registrados apenas dois casos, em 2017 e 2020. Ambos encalharam com vida, mas não resistiram.


O Instituto Gremar monitora encalhes nas praias de Santos, São Vicente, Bertioga e Guarujá diariamente, logo no início da manhã, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.


Qualquer avistamento ou ocorrência com essa ou qualquer outra espécie, viva ou morta é registrada e atendida. Além disso, o Gremar pode ser acionado 24h por qualquer munícipe pelo 0800 642 3341.


Golfinho ocupa um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde está recebendo as medicações, suplementação vitamínica e alimentação por sonda
Golfinho ocupa um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde está recebendo as medicações, suplementação vitamínica e alimentação por sonda   Foto: Instituto Gremar

Assista ao vídeo do encalhe:


Logo A Tribuna
Newsletter