Estações do VLT já podem ser vistas na região central de Santos; obras continuam

EMTU mantém prazo de término das obras civis para julho

Por: Anderson Firmino  -  28/04/24  -  10:31
Atualizado em 30/04/24 - 19:13
Estação do VLT na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, já começou a tomar forma
Estação do VLT na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, já começou a tomar forma   Foto: Alexsander Ferraz/AT

As obras da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começam a transformar a cara do Centro de Santos. Novos elementos vão, aos poucos, se incorporando à paisagem, como as estações de embarque e desembarque do modal. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a obra civil atingiu 61% de execução, e o prazo de entrega, no final de julho, segue em vigor.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Quem transita por vias como a Rua João Pesssoa, por exemplo, já pode visualizar a novidade. Ao todo, são 12 estações, em um percurso de oito quilômetros, atendendo 35 mil pessoas por dia. De acordo com a EMTU, as estações Xavier Pinheiro, Universidades I, Mercado, Valongo, José Bonifácio, Campos Sales, Universidades II e Carvalho de Mendonça estão com piso instalado e com elétrica e acabamento em execução.


Já a Estação Paquetá está com atividades de fundação e estrutura metálica em execução, enquanto a Mauá avança com instalação de estrutura metálica e cobertura. A Bittencourt está com as demolições necessárias em execução. Por fim, a Poupatempo aguarda autorização para início das obras.


Obras

Enquanto isso, as obras continuam avançando no centro de Santos. Para as intervenções necessárias, estão interditados o cruzamento da Rua Frei Caneca, o trecho entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua da Constituição e duas faixas da Rua João Pessoa, entre a Rua Itororó e Frei Caneca, com bloqueio do cruzamento da Rua Itororó.


As próximas fases incluem instalação de rede aérea na rua Campos Melo, entre as ruas Luis Gama e Borges a partir de amanhã, e entre as ruas Borges e João Guerra a partir do dia 6 de maio.


Também serão feitas atividades de remanejamento de adutoras, rede de gás, calçadas, banco de dutos, via permanente na região dos cruzamentos da avenida Francisco Glicério com a rua Campos Melo e com a avenida Conselheiro Nébias.


O projeto prevê ainda, nas próximas etapas, a construção das estações Paquetá, Poupatempo e Bittencourt, remanejamento de postes e alteamento de redes elétricas a serem realizadas pela CPFL. As frentes de obra no turno da noite (19h30 às 4h30) acontecem nas regiões da Rua Doutor Cochrane, Rua da Constituição, Rua João Pessoa, Praça dos Andradas e Rodoviária.


Logo A Tribuna
Newsletter